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Revised Knox Preschool Play Scale: adaptação linguística-cultural em português europeu e contributo para a validação em crianças dos 0 aos 72 meses

datacite.subject.fosIntegração Sensorialpt_PT
dc.contributor.advisorGraça, Patrícia
dc.contributor.authorLopes, Sandra
dc.date.accessioned2023-12-06T16:38:18Z
dc.date.available2023-12-06T16:38:18Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.description.abstractResumo: Brincar é a principal ocupação da criança. É nesta ocupação que a criança passa a maior parte do seu tempo, o que lhe permite desenvolver um conjunto de competências físicas, emocionais e sociais. A forma como a criança brinca fornece dados sobre o seu desenvolvimento, por isso, na avaliação do brincar a utilização de ferramentas adequadas e úteis é de extrema importância para a prática clínica do terapeuta ocupacional na área da pediatria. A Revised Knox Preschool Play Scale (RKPPS) é uma escala que avalia o desenvolvimento do brincar dos 0 aos 72 meses, dando no final da cotação da escala a idade do brincar da criança. Objetivos: A adaptação linguística e cultural e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa da RKPPS. Metodologia: A adaptação linguística e cultural da RKPPS foi composta por duas traduções, duas retro-traduções painel de peritos composto por 5 peritos e o pré-teste. Para a análise das propriedades psicométricas realizou-se o estudo da concordância intra e inter-observador, consistência interna, a validade de critérios e de construto. A amostra deste estudo foi composta por 107 crianças (n=107) dos 0 aos 72 meses de idade. Resultados: A RKPPS versão portuguesa respeitou a estrutura da escala original. A linguagem e os termos da versão portuguesa são adequados à realidade social e cultural portuguesa. No estudo da fiabilidade demonstrou valores de consistência interna elevados (Alpha de Cronbach=0,998) e de concordância intra e inter-observador excelentes (valores de ICC a oscilar entre os 0,992-1,00 na intra-observador e entre 0,973-0,990 na inter-observador). No estudo da validade de construto confirmou-se a estrutura fatorial da escala para a população portuguesa. Na validade de critérios entre a idade cronológica e a idade do brincar, a escala apresentou um valor de correlação elevado (correlação de Pearson=0,989). Além disso, quando comparada a média das idades, existiu uma diferença de 4,64 meses que, apesar de ser estatisticamente significativo, quando calculada a magnitude do efeito através do d de Cohen verificou-se que a diferença das idades é pequena (d Cohen =0,23). Conclusão: Os resultados obtidos revelaram evidência que suportam a fiabilidade e validade da RKPPS versão portuguesa, o que permite afirmar que os terapeutas poderão utilizar a escala na sua prática clínica uma vez que a escala é capaz de medir o que se propõe.pt_PT
dc.identifier.tid203412850pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48427
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRevised Knox Preschool Play Scalept_PT
dc.subjectAdaptação linguísticapt_PT
dc.subjectAdaptação culturalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleRevised Knox Preschool Play Scale: adaptação linguística-cultural em português europeu e contributo para a validação em crianças dos 0 aos 72 mesespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacionalpt_PT

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