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Resumo
Este trabalho trata sobre as questões atinentes à cultura popular brasileira assim como
suas vertentes e raízes ligadas ao Turismo Cultural no Brasil. Em geral, o trabalho propõe
uma visão para o fazer-turístico no sentido de valorizar o que originalmente o Brasil tem
e precisa ser divulgado: a cultura popular – o folclore.
O território brasileiro apresenta uma diversidade cultural com destaques na culinária,
nas obras de arte populares e, sobretudo, nas tradicionais festas populares, possível de
ser explorada pelo turismo constituindo uma alternativa viável e concreta de
crescimento econômico regional e local. Algumas festas populares brasileiras já são
consideradas como património imaterial pela UNESCO.
Por causa desse reconhecimento fizemos uma análise sobre eventos turísticos, uma área
em crescimento no Brasil, que traz grandes benefícios ao Turismo, principalmente na
baixa temporada. Entendemos assim a importância de estudar seu conceito, sua gestão,
seus impactos e a motivação de participantes e visitantes.
Analisam-se, igualmente, os resultados do fomento ao turismo com ênfase nas parcerias
institucionais e no empreendedorismo orientado para a valorização das características
culturais e para o desenvolvimento sustentável do Estância Turística Municipal de
Olímpia, pretendendo na verificação de resultados contribuir com o que seria uma boa
prática para eventos desse porte.
Palavras-chave: ecoturismo; turismo cultural; cultura popular; folclore; costumes;
Estância Turística Municipal de Olímpia.
Abstract
This dissertation focuses mainly on Brazilian popular culture issues, as well as its own
roots and how they are connected to Cultural Tourism in Brazil. In general, it proposes a
vision for tourism-making in order to value what Brazil originally has and what needs to
be disseminated: the popular culture - folklore.
The Brazilian territory presents a cultural diversity with highlights in cooking, popular art
works and, mostly, traditional folk festivals. It is possible for this area to be explored by
tourism, which is already a viable and real alternative to regional and local economic
growth. UNESCO already considers some of Brazilian popular festivals as intangible
heritage.
Due to this recognition, we conducted an analysis on Tourism Events, a growing area in
Brazil, which brings great benefits to Tourism, especially in low seasons. We thus
understand the importance of studying its concept, management, impacts and the
motivation of participants and visitors.
The results of tourism promotion are also analysed in this article, giving emphasis to
institutional partnerships and entrepreneurship oriented towards cultural characteristics
appreciation and sustainable development of Olimpia as a tourist destination, to
evidence what would be considered good practices for such events.
Keywords: Ecotourism; Cultural Tourism; Popular Culture; Folklore; Mores; Olimpia
Description
Keywords
Ecoturismo Turismo cultural Cultura popular Folclore Costumes Estância Turística Municipal de Olímpia