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Abstract(s)
O livro, ao passar a ser produzido industrialmente, deixou de ser um artefacto Ćŗnico, acessĆvel apenas Ć s elites, para se tornar num objeto do quotidiano ao alcance de uma grande parte da população. Consequentemente, a capa do livro deixa de cumprir um propósito meramente protetor e decorativo e passa a servir como veĆculo de comunicação entre o conteĆŗdo do livro e o seu leitor. Assim sendo, surgem novas preocupaƧƵes quanto ao design da capa, jĆ” que esta se torna na ferramenta central utilizada pelas editoras, de modo a aumentar as suas vendas ao mĆ”ximo. A contextualização teórica inicial deste trabalho permite compreender melhor a capa do livro, explicando a sua origem e evolução. Adicionalmente, Ć© tambĆ©m explorada a relevĆ¢ncia da capa e os aspectos que influenciam a sua forma final. Compreende-se que esta Ć© responsĆ”vel pela primeira impressĆ£o criada no leitor, moldando a sua expectativa quanto ao seu conteĆŗdo. A vertente prĆ”tica desta dissertação procura empreender o modo como uma Ćŗnica narrativa resulta em soluƧƵes de capa diferentes. Para tal, o trabalho foca-se nos vĆ”rios designs criados para as capas de uma obra especĆfica - o livro 1984 do autor George Orwell, publicado pela primeira vez em 1949. Esta obra, apesar de ter relativamente poucos anos, quando comparada com outros clĆ”ssicos, foi republicada mais de 400 vezes desde a sua publicação, evidenciando enumeras abordagens no seu design. Esta anĆ”lise examina essas abordagens centrando-se no modo como diferentes aspectos e interpretaƧƵes de uma narrativa resultaram em diversas soluƧƵes de design, cada uma procurando expressar a sua própria visĆ£o.
Description
Keywords
Design grÔfico Capa de livro Interpretação Narrativa 1984 George Orwell