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A influĂȘncia dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiĂȘncia de compra do consumidor

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorOliveira, Sofia
dc.date.accessioned2016-11-10T19:59:28Z
dc.date.available2016-11-10T19:59:28Z
dc.date.issued2016-03-08
dc.description.abstractAs superfĂ­cies comerciais atualmente estĂŁo presentes no dia-a-dia de todos os consumidores, no entanto, os estudos realizados sobre estes locais tĂȘm-se manifestado como insuficientes para reconhecer o seu verdadeiro potencial nas perceçÔes dos consumidores. A indĂșstria do retalho Ă© reconhecida pelo uso das mais variadas tĂ©cnicas de marketing para fidelizar os seus consumidores, porĂ©m, foi encontrada uma lacuna nos estudos sobre esta temĂĄtica. Apesar de existirem diversas investigaçÔes sobre os centros comerciais e o seu impacto nos consumidores, os investigadores nĂŁo tĂȘm em conta o impacto dos parques de estacionamento. Assim, o objetivo central da presente investigação sĂŁo os parques de estacionamento das superfĂ­cies comerciais e qual o seu impacto no processo de decisĂŁo do consumidor que a visita. A investigação começa por uma abordagem teĂłrica onde sĂŁo explorados vĂĄrios temas que sĂŁo considerados essenciais para a perceção da importĂąncia dos parques de estacionamento nos centros comerciais. Assim, destacam-se temas tais como customer experience, marketing experiencial e shopping experience. Como conclusĂŁo da revisĂŁo bibliogrĂĄfica existe uma secção dedicada aos parques de estacionamento. ApĂłs a abordagem teĂłrica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratĂłria. AtravĂ©s de duas sessĂ”es de focus groups, com um total de 13 participantes, foi possĂ­vel recolher dados que permitiu responder ao objetivo principal da investigação. Os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores nĂŁo consideram o parque de estacionamento um impedimento para visitar uma superfĂ­cie comercial, no entanto, Ă© possĂ­vel perceber que existem entraves que os parques de estacionamento colocam aos consumidores aquando a sua visita. Ou seja, apesar de os consumidores afirmarem que nĂŁo decidem qual a superfĂ­cie a visitar consoante o parque, admitem que passam por uma certa ansiedade durante a experiencia de estacionamento e que isso condiciona o seu comportamento durante a sua visita Ă  superfĂ­cie comercial e a sua propensĂŁo para o consumo.pt_PT
dc.identifier.tid201149982pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15364
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing experiencialpt_PT
dc.subjectParques de estacionamentopt_PT
dc.subjectCentros comerciaispt_PT
dc.titleA influĂȘncia dos parques de estacionamento dos centros comerciais na experiĂȘncia de compra do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĂȘs de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de Marketingpt_PT

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