Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As superfĂcies comerciais atualmente estĂŁo presentes no dia-a-dia de todos os consumidores, no entanto, os estudos realizados sobre estes locais tĂȘm-se manifestado como insuficientes para reconhecer o seu verdadeiro potencial nas perceçÔes dos consumidores.
A indĂșstria do retalho Ă© reconhecida pelo uso das mais variadas tĂ©cnicas de marketing para fidelizar os seus consumidores, porĂ©m, foi encontrada uma lacuna nos estudos sobre esta temĂĄtica. Apesar de existirem diversas investigaçÔes sobre os centros comerciais e o seu impacto nos consumidores, os investigadores nĂŁo tĂȘm em conta o impacto dos parques de estacionamento. Assim, o objetivo central da presente investigação sĂŁo os parques de estacionamento das superfĂcies comerciais e qual o seu impacto no processo de decisĂŁo do consumidor que a visita.
A investigação começa por uma abordagem teórica onde são explorados vårios temas que são considerados essenciais para a perceção da importùncia dos parques de estacionamento nos centros comerciais. Assim, destacam-se temas tais como customer experience, marketing experiencial e shopping experience. Como conclusão da revisão bibliogråfica existe uma secção dedicada aos parques de estacionamento.
ApĂłs a abordagem teĂłrica, e de forma a responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratĂłria. AtravĂ©s de duas sessĂ”es de focus groups, com um total de 13 participantes, foi possĂvel recolher dados que permitiu responder ao objetivo principal da investigação.
Os resultados obtidos permitem concluir que os consumidores nĂŁo consideram o parque de estacionamento um impedimento para visitar uma superfĂcie comercial, no entanto, Ă© possĂvel perceber que existem entraves que os parques de estacionamento colocam aos consumidores aquando a sua visita. Ou seja, apesar de os consumidores afirmarem que nĂŁo decidem qual a superfĂcie a visitar consoante o parque, admitem que passam por uma certa ansiedade durante a experiencia de estacionamento e que isso condiciona o seu comportamento durante a sua visita Ă superfĂcie comercial e a sua propensĂŁo para o consumo.
Description
Keywords
Marketing experiencial Parques de estacionamento Centros comerciais