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O trabalho cooperativo entre o docente de educação especial e o educador do ensino regular: contributos para a inclusão de crianças com NEE
dc.contributor.author | Nunes, Débora Marina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2012-10-24T10:37:30Z | |
dc.date.available | 2012-10-24T10:37:30Z | |
dc.date.issued | 2012-09 | |
dc.description.abstract | Os agentes educativos defensores de uma educação inclusiva acreditam que a criança com necessidades educativas especiais, devem estar integradas em salas do ensino regular. No entanto, estão conscientes que esta evidência encara novos desafios, os quais solicita uma planificação e implementação cuidadosa. A inclusão de crianças com NEE no pré-escolar do ensino regular, obrigou a uma preparação prudente e a um trabalho de estreita cooperação, entre o educador da sala, o docente de educação especial e outros agentes educativos, que formam uma equipa multidisciplinar. A escola inclusiva depara-se com um novo desafio e criam-se expectativas em torno da criança com NEE. Vários autores refletiram sobre esta evidência revelando as mesmas posições em relação ao sucesso da inclusão através da colaboração e cooperação destes docentes. “ Nesta perspectiva, a filosofia inclusiva exige mudanças radicais no que diz respeito ao papel do educador (…), passando estes a intervir mais diretamente com os alunos com NEE, ao papel do professor de educação especial (…), que devem assumir participações mais ativas nos processos de aprendizagem dos alunos.” (Correia, 2008: p.50) É nesta perspetiva que abordamos nesta dissertação o papel/funções do educador do ensino regular e o docente da educação especial, o trabalho cooperativo entre estes agentes educativos e compreender se esta cooperação surge como fator facilitador e contributivo para a inclusão de crianças com NEE. Entendemos que não pode existir ligação entre agentes educativos se não houver por base uma boa cooperação que apoie e facilite o processo de inclusão, existindo fatores fulcrais, tais como: motivação, empenho e flexibilidade. Este projeto de investigação aborda o trabalho cooperativo entre os educadores do regular e docentes da educação da educação especial e os contributos na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais. iii Definiu-se assim, no enquadramento teórico, uma abordagem à educação especial e inclusiva e ao trabalho cooperativo. Na segunda parte deste trabalho, a do enquadramento empírico, apresentou-se a metodologia, os instrumentos utilizados na recolha dos dados (inquérito por questionário), a caracterização do meio e da amostra (educadores de infância do regular e da educação especial). A última parte diz respeito à recolha, análise e interpretação dos dados e discussão dos resultados. Assim sendo, confirmou-se que o trabalho cooperativo entre estes agentes educativos facilita a inclusão de crianças NEE nas classes regulares, bem como, proporciona o seu bom desenvolvimento. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2583 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Integração escolar | por |
dc.subject | Educadores de infância | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.title | O trabalho cooperativo entre o docente de educação especial e o educador do ensino regular: contributos para a inclusão de crianças com NEE | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |