Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Documentação pedagógica: contributos para o envolvimento da comunidade educativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Investigação final.pdf2.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de investigação, intitulado “A importância da Documentação Pedagógica na Educação de Infância”, tem como finalidade compreender de que forma é encarada a documentação pedagógica, em contexto de educação de infância, e de que forma pode ser potenciado na prática educativa, por forma a aproximar e integrar a comunidade nas instituições de infância. Pretende, desde forma, definir o que é a documentação pedagógica, há luz de algumas conceções pedagógicas participativas. No fundo, a intenção é de revelar a importância da documentação pedagogia no quotidiano pedagógico da primeira infância, enquanto se evidencia os seus contributos para da comunidade educativa. Para isso, serão mobilizados os documentos oficiais orientadores das práticas educativas da educação de infância, as Orientações Pedagógicas para a Creche, de 2024, e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, de 2016. Posto isto, a finalidade deste projeto de investigação é responder à questão de investigação-ação “De que forma a documentação pedagógica pode promover a comunicação e o envolvimento da comunidade educativa no quotidiano da educação de infância?”, recorrendo à metodologia de investigação qualitativa, cumprindo os princípios da investigação-ação, sendo que as intervenções foram realizadas somente em contexto de educação pré-escolar, uma vez que o estágio em creche foi realizado noutra instituição de ensino superior. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, foi utilizada uma forma de observação participante, recorrendo a notas de campo, registos fotográficos, análise documental, entrevista semiestruturada à educadora cooperante e à análise de conteúdo. As intervenções apresentadas aconteceram em contexto pré-escolar e foram planificadas tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças. Este projeto de investigação permitiu o aprofundamento de conhecimentos no âmbito da documentação pedagógica, bem como lançar algumas estratégias que podem ajudar a estreitar relações e a potenciar a comunicação entre as instituições e a comunidade educativa, problemática esta levantada no contexto de estágio, mas também transversal a muitos outros contextos.
The present research project, entitled “The importance of Pedagogical Documentation in Early Childhood Education”, aims to understand how pedagogical documentation is seen, in a context of early childhood education, and how it can be enhanced in educational practice, in order to bring the community closer together and integrate it in childhood institutions. It aims, therefore, to define what pedagogical documentation is, in the light of some participatory pedagogical conceptions. Basically, the intention is to reveal the importance of pedagogical documentation in the daily pedagogical life of early childhood, while highlighting its contributions to the educational community. To this end, official documents guiding educational practices in early childhood education, OPCs and OCEPEs will be mobilized. That said, the purpose of this research project is to answer the action research question “How can pedagogical documentation promote communication and involvement of the educational community in the daily life of early childhood education?”, using qualitative research methodology, complying with the principles of action research, and the interventions were carried out only in the context of early childhood education, since the daycare internship was carried out in another higher education institution. Regarding information collection and processing procedures, a form of participant observation was used, using field notes, photographic records, document analysis, semi-structured interviews with the cooperating educator and content analysis. The interventions presented took place in a preschool context and were planned taking into account the interests and needs of the group of children. This research project allowed for the deepening of knowledge within the scope of pedagogical documentation, as well as launching some strategies that can help to strengthen relationships and enhance communication between institutions and the educational community, a problem raised in the internship context, but also transversal to many other contexts.

Description

Keywords

Educação de Infância Documentação Pedagógica Envolvimento Comunicação Comunidade educativa Pedagogical Documentation Involvement Communication Educational community

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue