Publication
Avaliação de desempenho dos portos portugueses e espanhóis
dc.contributor.advisor | Simões, Abel | |
dc.contributor.author | Costa, Lino Miguel Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T11:43:53Z | |
dc.date.available | 2023-10-09T11:43:53Z | |
dc.date.issued | 2016-06-07 | |
dc.description.abstract | Num clima de economia global e competitiva, o desempenho de uma empresa no mercado é de fulcral importância na medida que permite determinar se os seus recursos estão a ser corretamente aplicados. E os portos, como elementos das cadeias de fornecimento, não são exceção. O desempenho de um porto na prestação de um serviço de qualidade a um custo aceitável e de uma forma contínua é fundamento para a fidelização dos clientes atuais e captação de novos clientes. Para que o gestor do terminal possa assegurar um alto nível de eficiência, é necessário conhecer o estado atual das operações e, se necessário, aplicar constantes ações corretivas ou de melhoria para que o processo operativo alcance um elevado desempenho. Este projeto tem como principal objetivo avaliar a eficiência dos terminais de contentores e terminais polivalentes que movimentem contentores nos portos de Portugal e Espanha no período de 2004 a 2014, comparando-os mediante um conjunto de variáveis que caracterizam fisicamente os terminais, recorrendo à técnica de Análise Envoltória de Dados. Concluiu-se que apesar de os valores de eficiência técnica refletirem as variações de carga movimentada, metade da amostra apresenta resultados de eficiência acima de 60%, tanto em portos portugueses como espanhóis. Com a análise por janela, verificam-se os efeitos da crise económica e financeira de 2009 sobre os portos, em particular a queda da eficiência em 2009 e 2010 e a recuperação de alguns portos a partir de 2010/2011. Paralelamente foram feitas análises de correlação entre as variáveis de entrada e as variáveis de saída e confirmou-se a forte relação entre o comprimento de cais, a área dos terminais, o número de terminais e o número de equipamentos em cais, resultados que evidenciam o modelo de dimensionamento dos portos para a quantidade de contentores que movimentam. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203362055 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47158 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Eficiência | pt_PT |
dc.subject | Portos | pt_PT |
dc.subject | Terminais de contentores | pt_PT |
dc.subject | Análise envoltória de dados | pt_PT |
dc.subject | Investigação operacional. | pt_PT |
dc.title | Avaliação de desempenho dos portos portugueses e espanhóis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Portuária | pt_PT |