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Abstract(s)
Atualmente, a literacia financeira assume um papel fundamental na sociedade, influenciando a capacidade dos indivíduos na tomada de decisões económicas informadas, conscientes e sustentáveis, essenciais na gestão familiar individual e coletiva. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a literacia financeira e as variáveis sociodemográficas género e idade, na população residente em Portugal, com foco nos domínios do conhecimento e do comportamento financeiros. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, de natureza correlacional e não experimental, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário onde se obteve uma amostra de 679 participantes, entre os 18 e os 70 anos, representativa da população adulta. A análise estatística incluiu testes de comparação de médias e correlações, permitindo identificar tendências relevantes. Os resultados demonstraram que, em Portugal, a idade tem um impacto mais expressivo nos níveis de literacia financeira do que o género. Os indivíduos com idade superior a 46 anos, evidenciam maior domínio sobre os conceitos e práticas de gestão financeira enquanto que os mais jovens revelam fragilidades significativas, sobretudo na compreensão dos conceitos financeiros. Em relação ao género, o sexo feminino apresenta menores conhecimentos financeiros, destacando-se por adotar comportamentos mais cautelosos e consistentes com uma gestão prudente dos recursos. As conclusões reforçam a importância de promover a literacia financeira ao longo da vida, em particular nas faixas etárias mais jovens e no público feminino, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais informada e responsável da tomada de decisões económicas.
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Keywords
Literacia financeira comportamento género idade
