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A realização deste estudo de investigação teve como objetivo esclarecer o papel da Consciência Fonológica, nomeadamente a sua importância, em crianças que revelam Dificuldades Específicas de Leitura e Escrita. Para a sua concretização foram analisadas várias investigações realizadas no âmbito desta temática bem como a opinião de um grupo de docentes do 1.º CEB com o intuito de avaliar a sensibilidade dos profissionais que desenvolvem competências fonológicas, ensinam a ler e a escrever e trabalham com crianças que revelam Dificuldades Específicas de Aprendizagem. De modo a contextualizar a temática, foram abordados o conceito, os níveis e o desenvolvimento de Consciência Fonológica. A leitura e a escrita também foram referidas neste trabalho, analisando métodos antigos e métodos atuais para o ensino das mesmas. Os conceitos de Dificuldades Específicas de Aprendizagem, Dificuldades de Leitura e Escrita e Dificuldades Específicas de Leitura e Escrita são analisados neste estudo, com o objetivo de esclarecer o leitor sobre as diferenças e características para que não sejam confundidos. A dislexia, a disgrafia e a disortografia foram as perturbações específicas de leitura e escrita, exploradas neste trabalho. Depois de examinadas as definições consideradas indispensáveis para a compreensão desta investigação, analisámos a relação entre a Consciência Fonológica e as Dificuldades Específicas de Leitura e Escrita. Por fim, é apresentada a análise dos dados recolhidos por meio de um questionário aplicado a docentes do 1.º CEB e os resultados obtidos são comparados com as opiniões de autores mencionados ao longo do presente estudo. Em suma, esta investigação aborda um conjunto de competências fonológicas essenciais para a aquisição da leitura e da escrita e apresenta características de crianças com Dificuldades Específicas de Aprendizagem, nomeadamente na leitura e na escrita, que estão fortemente relacionadas com um défice fonológico.
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Keywords
Necessidades educativas especiais Fonologia Leitura Escrita Dislexia