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Razão e emoção no design de iluminação
datacite.subject.fos | Design | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Rui | |
dc.contributor.author | Faria, Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T11:48:10Z | |
dc.date.available | 2016-04-26T11:48:10Z | |
dc.date.issued | 2016-02-29 | |
dc.date.submitted | 2016-04-26 | |
dc.description.abstract | A iluminação artificial num espaço interior é parte essencial para a caracterização do seu ambiente. Como tal, é característica intrínseca da globalidade do projeto de interiores. Este aspecto relevante do projeto é, no entanto, ainda frequentemente tratado como elemento secundário, sendo a sua integração no conjunto de elementos que o compõem surge de forma tardia, quando o projeto já se encontra num estado de avançada pormenorização, ou mesmo de construção. Com frequência se observa esta lacuna, que acaba por condicionar a atuação da luz no espaço interior. O design de iluminação é, porém, uma atuação complexa. Se, por um lado, a manipulação da luz artificial depende do domínio de técnicas, de cálculos, e do conhecimento das tecnologias em processo constante de desenvolvimento; por outro, a luz num espaço é sinónimo de expressão, um ator no processo de comunicação, atuando diretamente nos sentidos humanos e, consequentemente, na perceção. A luz, por conseguinte, quantitativa e qualitativa: a luz é razão e emoção. Partindo de dois projetos realizados em âmbito de estágio, integrado no Mestrado em Design de Interiores, realizou-se uma reflexão acerca das vertentes racional e emocional no Design de Iluminação. Procurou-se perceber o impacto de estas duas áreas no projecto final, e a relação entre estas. Este trabalho é, assim, articulado em torno da razão e da emoção na iluminação - estabelecendo um paralelismo teórico, apoiado em dois projetos de caráter marcadamente racional - o primeiro (intervenção no design de Iluminação de uma grande superfície de comércio a retalho), e emocional - o segundo (intervenção em formato de evento no espaço museológico da Casa do Infante). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201132443 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13308 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Richard Kelly | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Eventos | pt_PT |
dc.subject | Contraste | pt_PT |
dc.subject | Luz artificial | pt_PT |
dc.subject | Cor | pt_PT |
dc.subject | Interiores | pt_PT |
dc.subject | Razão | pt_PT |
dc.subject | Light art | pt_PT |
dc.subject | Destaque | pt_PT |
dc.subject | Brilho | pt_PT |
dc.subject | Espaços comerciais | pt_PT |
dc.subject | James Turrell | pt_PT |
dc.subject | Bentley | pt_PT |
dc.subject | Meeker | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Ambiente | pt_PT |
dc.subject | Economica | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Jogo de Brilhos | pt_PT |
dc.title | Razão e emoção no design de iluminação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Artes e Design |