Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fidedignidade na recolha de dados antropométricos em terapia da fala com recurso ao paquímetro digitalPublication . Assis, Vânia; Santos, Ricardo; Lopes, Inês
- Contributo para o estudo da fidedignidade de duas técnicas de antropometria facial: paquímetro e fotogrametriaPublication . Pedrosa, Cátia; Guimarães, Isabel
- Razão e emoção no design de iluminaçãoPublication . Faria, Maria; Lopes, RuiA iluminação artificial num espaço interior é parte essencial para a caracterização do seu ambiente. Como tal, é característica intrínseca da globalidade do projeto de interiores. Este aspecto relevante do projeto é, no entanto, ainda frequentemente tratado como elemento secundário, sendo a sua integração no conjunto de elementos que o compõem surge de forma tardia, quando o projeto já se encontra num estado de avançada pormenorização, ou mesmo de construção. Com frequência se observa esta lacuna, que acaba por condicionar a atuação da luz no espaço interior. O design de iluminação é, porém, uma atuação complexa. Se, por um lado, a manipulação da luz artificial depende do domínio de técnicas, de cálculos, e do conhecimento das tecnologias em processo constante de desenvolvimento; por outro, a luz num espaço é sinónimo de expressão, um ator no processo de comunicação, atuando diretamente nos sentidos humanos e, consequentemente, na perceção. A luz, por conseguinte, quantitativa e qualitativa: a luz é razão e emoção. Partindo de dois projetos realizados em âmbito de estágio, integrado no Mestrado em Design de Interiores, realizou-se uma reflexão acerca das vertentes racional e emocional no Design de Iluminação. Procurou-se perceber o impacto de estas duas áreas no projecto final, e a relação entre estas. Este trabalho é, assim, articulado em torno da razão e da emoção na iluminação - estabelecendo um paralelismo teórico, apoiado em dois projetos de caráter marcadamente racional - o primeiro (intervenção no design de Iluminação de uma grande superfície de comércio a retalho), e emocional - o segundo (intervenção em formato de evento no espaço museológico da Casa do Infante).