Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tem vindo a crescer o reconhecimento do papel ativo que a criança assume na construção do seu próprio conhecimento e a importância que, nesse processo, assumem as interações sociais, enquanto meios de aprendizagem e de desenvolvimento. É considerando estas dimensões fulcrais ao seu desenvolvimento que o presente relatório assenta. Este constitui uma análise critico-reflexiva de todo o trabalho realizado na minha prática educativa em Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1º Ciclo do Ensino Básico e visa demonstrar a forma como utilizei as competências e saberes adquiridos ao longo da minha formação inicial. Em todo este processo, foi essencial proceder ao alargamento de conhecimentos de natureza teórica e prática, com base na consulta de literatura científica e pedagógica no campo da educação e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano e em dados que, no decurso do estágio pedagógico, me foi possível recolher e analisar. Num primeiro momento procedo à caracterização dos contextos educativos, descrevo os princípios orientadores da prática pedagógica e o conjunto das experiências de estágio. Numa segunda fase apresento um conjunto de experiências chave que caraterizaram o meu itinerário formativo e como as mesmas contribuíram para a construção de experiências de aprendizagens significativas.
Description
Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica