Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da liderança intermédia como agente promotor do trabalho colaborativo entre os pares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Dissertação.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação tem como objetivo o estudo do papel da liderança intermédia como agente promotor do trabalho colaborativo num agrupamento de escolas. Dentro de um referencial teórico importa analisar e interpretar o modo como o coordenador de departamento exerce a sua liderança, a forma como as oportunidades de desenvolvimento profissional por si promovidas incentivam a colaboração e afetam o desempenho geral do departamento e identificar as barreiras que o coordenador tem de superar. Para explorar esta questão, adotou-se uma abordagem qualitativa que permitiu uma análise aprofundada das dinâmicas envolvidas. As principais fontes de informação utilizadas neste estudo foram obtidas pela revisão de literatura, consulta a análise de documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas. Os métodos de recolha de informação incluíram a análise documental e análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que a liderança intermédia desempenha um papel de agente promotor do trabalho colaborativo. O coordenador que adota uma abordagem inclusiva e empática desempenha um papel crucial na construção de uma cultura escolar colaborativa. A comunicação frequente e de forma clara, juntamente com a criação de oportunidades para diálogo e feedback, são essenciais para alinhar as metas individuais e organizacionais. No entanto, barreiras como a falta de tempo e a resistência à mudança foram identificadas como desafios que requerem uma atenção especial e exigem a definição de estratégias específicas para serem superadas. A cultura escolar também foi destacada como um fator-chave para sustentar práticas colaborativas, onde o coordenador atua como um catalisador dessas iniciativas. As conclusões deste estudo podem orientar a criação de práticas pela liderança intermédia que promovam a colaboração e ainda contribuir para a compreensão da importância da liderança na criação de uma cultura de colaboração em organizações escolares
This dissertation consists of the study of the role of middle leadership as a promoter of collaborative work in a school. Within a theoretical framework, it is important to analyze and interpret the way in which the department coordinator exercises his leadership, the way in which the professional development opportunities promote encourage collaboration and affect the overall performance of the department and identify the barriers that the coordinator has to overcome. To explore the question of this study, a qualitative approach was adopted that allowed an in-depth analysis of the dynamics involved. The main sources of information used in this study were scientific literature, institutional documents and interviews. The methods of information collection included documentary analysis and content analysis of the interviews, applied to a group of teachers and a department coordinator. It is concluded that middle leadership plays a role of promoting the work of the collective work The coordinator who adopts an inclusive and empathetic approach plays a crucial role in building a collaborative school culture. Communicating frequently and clearly, along with creating opportunities for dialogue and feedback, are essential for aligning individual and organizational goals. However, barriers such as lack of time and resistance to change have been identified as challenges that require special attention and also the definition of specific strategies to be overcome. School culture was also highlighted as a key factor in sustaining collaborative practices, where the coordinator acts as a catalyst for these initiatives. The conclusions of this study can guide the creation of practices by middle leadership that promote collaboration and also contribute to the understanding of the importance of leadership in creating a culture of collaboration in school organizations.

Description

Keywords

Liderança Trabalho Colaborativo Cultura de Escola Leadership Collaborative Work School Culture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue