Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
133.32 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação seguidamente apresentada retrata o percurso de vida de um grupo de filhos
ouvintes de pais surdos – CODA – portugueses e catalães, abordando as suas vivências e
experiências como membros ouvintes na comunidade Surda Portuguesa e Catalã.
No enquadramento teórico deste trabalho, debruçamo-nos sobre as questões do bilinguismo e do
biculturalismo, realidades próprias dos CODA.
A autora propôs-se a estudar, qualitativamente, um grupo de cinco CODA portugueses e cinco
CODA catalães. Os informantes forneceram dados acerca dos seus percursos de vida que, uma vez
analisados, demonstraram que é uma mais-valia terem adquirido duas ou mais línguas durante a sua
infância. Consideramos que é importante que possam abordar em separado as diferentes
comunidades de CODA no mundo, incorrendo numa análise mais em profundidade ao invés de
meramente comparativa. Esta linha de ação seria uma forma de eliminar a maior dificuldade do
presente estudo: o multilinguismo e multiculturalismo, presentes no caminho de investigação que
tomámos.
Description
Keywords
CODA Mundo Bilingue Mundo Bicultural Comunidade surda. Língua Gestual Bilingual World Bicultural World Deaf community Sign Language
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra