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Abstract(s)
O presente trabalho, desenvolvido entre março e outubro de 2013, num estabelecimento de
ensino com Pré-escolar e 1.º Ciclo, sito no concelho de Palmela, teve por objetivo principal responder à
seguinte questão: Em que medida, um plano de intervenção adequado, que tenha em conta os
facilitadores e barreiras a nível das características da criança e do contexto, numa fase de transição do
Pré-escolar para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, poderá contribuir para uma melhor adaptação
da criança proporcionando-lhe um ambiente mais inclusivo?
Para tal utilizámos uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso de uma criança (L.),
com Atraso Global de Desenvolvimento, num primeiro instante numa sala do Pré-escolar e num segundo
momento integrada numa sala do 1.ºciclo, pretendendo-se descrever, analisar e compreender o
processo de transição no contexto existente.
Para a recolha de informação, desenvolvemos a pesquisa documental, a entrevista, a checklist
do Programa Portage, a Escala para a avaliação do Envolvimento nas rotinas, para educadores
(EAERE), a Escala de Avaliação das Estratégias Sociais e o Index de Competências.
O Plano de intervenção implementado pretendeu respeitar o objetivo geral deste trabalho de
projeto, assim como, implementar estratégias de diferenciação pedagógica, promover dinâmicas de
cooperação, elaborar estratégias de socialização, eliminar barreiras promovendo práticas inclusivas e
promover o desenvolvimento global da criança.
A análise de dados permitiu-nos concluir que uma adequada intervenção aliada a um ambiente
mais inclusivo, tendo em conta todas as características inerentes, é essencial para facilitar um processo
de transição, de forma a que este se desenvolva eficazmente e naturalmente, sem interferir no
desenvolvimento da criança em estudo.
Description
Keywords
Plano de intervenção Educação inclusiva Atraso global do desenvolvimento Processo de transição