Publication
Educar para o optimismo:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Couvaneiro, Conceição | |
dc.contributor.author | Carradinha, Inês | |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T16:12:10Z | |
dc.date.available | 2018-10-01T16:12:10Z | |
dc.date.issued | 2014-07-16 | |
dc.description.abstract | Este relatório final tem como tema, Educar para o Optimismo, considerando a sua importância na aprendizagem escolar. Ao longo da nossa prática pedagógica analisámos a relevância do acto educativo para os processos de ensino-aprendizagem. Esta abordagem baseia-se na convicção de que é fundamental educar para o optimismo fazendo com que as crianças vejam, de forma positiva o seu desenvolvimento e vivam com mais gosto as aprendizagens. Fundamentando-nos nas teorias que suportam este conceito, começámos por compreender e definir emoções, inteligência emocional, psicologia positiva, optimismo e o optimismo na educação. Neste sentido, perspectivámos algumas estratégias com vista a operacionalizar o modelo, atendendo à sua relevância no desenvolvimento da criança. Com a abordagem e aprofundamento teórico da problemática em estudo, compreendemos que o optimismo contribui para a ligação afectiva e emocional entre professor e alunos, e consequentemente para a melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem. Devemos valorizar mais a inteligência emocional (emoções, sentimentos), não dando unicamente primazia à inteligência intelectual (sucessos académicos). Se desejamos educar as crianças para o optimismo, de modo a encararem e superarem, de forma positiva, os problemas e frustrações devemos, primeiramente, cultivar em nós esta atitude que se traduz numa forma de estar e encarar a vida. Baseando-nos na psicologia positiva e optimismo, procurámos desenvolver práticas educativas que reforcem o gosto e motivação para as aprendizagens, tornando-as mais significativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201533502 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24173 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Optimismo | pt_PT |
dc.subject | Psicologia positiva | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_PT |
dc.title | Educar para o optimismo: | pt_PT |
dc.title.alternative | contributos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |