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- Da estabilidade do vinho tinto à expedição: descrição do percurso e das melhorias a implementarPublication . Mendes, Nuno Rodrigo Marques; Botelho, Goreti Maria dos AnjosRESUMO O presente relatório descreve todas as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante na empresa LusoVini – Distribuição S. A. que consistiu na rentabilização do tempo de execução e melhoria das etapas de produção de adega e engarrafamento, sempre com vista à melhoria da qualidade do produto final – o vinho tinto. Em adega, nas etapas que envolvem trasfegas verificaram-se diminuições no dióxido de enxofre livre, devido à existência de trasfegas de vinho não executadas com precaução que promovem a entrada de oxigénio. A escolha de uma dose de gelatina a aplicar a um vinho tinto, num ensaio de colagem com diferentes dosagens, originou um maior equilíbrio entre taninos, aroma e cor, melhorando a qualidade sensorial do vinho. Na filtração, o acompanhamento da evolução da diferença da pressão (ΔP) do filtro de placas permite assegurar a limpidez do vinho filtrado, impedindo que ocorra transferência de vinho não filtrado e comprometendo assim todo o rendimento do processo de filtração. Quanto ao engarrafamento, a maior preocupação foi acompanhar todo o processo, incluindo o enchimento e rolhagem das garrafas, verificando os materiais e equipamentos envolvidos. Durante a rolhagem, no caso do lote de rolhas L386/14, verificou-se que um valor reduzido de percentagem (%) de teor de humidade correspondeu a uma maior dificuldade de introdução da rolha no gargalo. A rastreabilidade dos produtos enológicos num vinho permite identificar os desvios, os responsáveis e a origem dos produtos, bem como ajudar a solucionar rapidamente eventuais problemas que possam ocorrer no futuro. O planeamento das necessidades e dos gastos na produção, permite determinar situações de melhoria nas etapas, obtendo-se maior eficácia no controlo de custos. Palavras-chave: Vinho, dióxido de enxofre, trasfegas, colagem, filtração, engarrafamento, rastreabilidade, custos. ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA DA ESTABILIZAÇÃO DO VINHO TINTO À EXPEDIÇÃO: DESCRIÇÃO DO PERCURSO E DAS MELHORIAS A IMPLEMENTAR MESTRADO EM ENGENHARIA ALIMENTAR -‐ 2014 iv ABSTRACT This final report describes all the activities performed during my intership at LusoVini – Distribuição S. A. During this period I was asked to motorize all steps about winery and wine bottling, always with a view to improving the quality of the final product. In the cellar, the decrease of free sulfur dioxide was observed on the steps that involved wine racking, due to a wine transfer not well executed which promoted the flow of oxygen into the wine. The choice of a dose of gelatin, to perform a fining essay, was applied to a red wine, picked from a group of different dosages, led to a better balance between tannins, color and aroma, improving the sensory quality of the wine. In filtration, monitoring the evolution of diferential pressure (ΔP) allows to ensure the clarity of the filtered wine, preventing that unfiltered wine transfer occurs and spoiling the whole performance of the filtration process. As for the wine bottling, the biggest concern was become closer to the process, included the steps of filling and corking, checking all the materials and equipments involved. During corking, in batch number L386/14 was verified that a slower rate of humidity content (%) caused a greater dificulty to introduce the cork inside the bottle. The traceability of enological products in a wine allows identifying the deviations, the responsible and the origin of the products, as well as, problems that may occur in the future. The planning of the needs and spending on production, makes it possible to determine situations of improvement in steps and obtaining greater efficiency in costs control. Keywords: Wine, sulfur dioxide, racking, fining, filtration, bottling, traceability, costs.
- Educar para o optimismo:Publication . Carradinha, Inês; Couvaneiro, ConceiçãoEste relatório final tem como tema, Educar para o Optimismo, considerando a sua importância na aprendizagem escolar. Ao longo da nossa prática pedagógica analisámos a relevância do acto educativo para os processos de ensino-aprendizagem. Esta abordagem baseia-se na convicção de que é fundamental educar para o optimismo fazendo com que as crianças vejam, de forma positiva o seu desenvolvimento e vivam com mais gosto as aprendizagens. Fundamentando-nos nas teorias que suportam este conceito, começámos por compreender e definir emoções, inteligência emocional, psicologia positiva, optimismo e o optimismo na educação. Neste sentido, perspectivámos algumas estratégias com vista a operacionalizar o modelo, atendendo à sua relevância no desenvolvimento da criança. Com a abordagem e aprofundamento teórico da problemática em estudo, compreendemos que o optimismo contribui para a ligação afectiva e emocional entre professor e alunos, e consequentemente para a melhoria e qualidade do processo ensino-aprendizagem. Devemos valorizar mais a inteligência emocional (emoções, sentimentos), não dando unicamente primazia à inteligência intelectual (sucessos académicos). Se desejamos educar as crianças para o optimismo, de modo a encararem e superarem, de forma positiva, os problemas e frustrações devemos, primeiramente, cultivar em nós esta atitude que se traduz numa forma de estar e encarar a vida. Baseando-nos na psicologia positiva e optimismo, procurámos desenvolver práticas educativas que reforcem o gosto e motivação para as aprendizagens, tornando-as mais significativas.
- Construção de marcas através do contributo dos cenários da prospectiva estratégicaPublication . Bendrão, Marcos David Cravo Branco; Cruz, Rui
- O Processo de Formação da Lealdade DigitalPublication . Portugal, João Pedro Valente da Silva Africano; Cruz, RuiNuma era global onde a concorrência empresarial se apresenta cada vez mais competitiva, é necessário tornar os esforços mais sofisticados e estrategicamente planeados para que as organizações consigam atingir os objetivos a que se propõem. Devido à grande ascensão da utilização da informação dos meios digitais por parte dos consumidores, seja com fins comerciais, de pesquisa ou entretenimento, a necessidade de se realizarem estudos relativamente à lealdade no âmbito digital, tornaram possível uma nova conceptualização, intimamente ligada a novos comportamentos do consumidor, de lealdade digital. A revisão da literatura efetuada neste trabalho, permitiu compreender que a lealdade do consumidor, seja esta uma lealdade no meio tradicional ou no meio digital, é cada vez mais um fator competitivo para as empresas conseguirem manter relacionamentos duradouros e rentáveis com os seus clientes, intrínsecos a uma geração de valor para ambas as partes, tendo permitido conceptualizar a lealdade no meio tradicional e a lealdade digital, detalhando cada uma delas com as suas características especificas e diferenciadoras. Pretende-se com este trabalho clarificar os antecedentes da formação da lealdade digital, i.e., o valor, a qualidade, a confiança e o compromisso, com o objetivo de perceber se estes são factores muito importantes na construção da lealdade digital. Para tal, foi realizado um estudo de caso, exclusivo para o mercado português, de uma empresa digital a operar em Portugal (OLX, Inc.), através de um inquérito a utilizadores de internet, num estudo primário, quantitativo e aleatório que irá permitir (i) identificar e quantificar os utilizadores conhecedores da OLX, (ii) clarificar esses utilizadores conhecedores da OLX no respeitante à lealdade à marca e (iii) perceber se o valor, qualidade, confiança e compromisso são factores muito importantes no constructo da lealdade digital. O estudo realizado verificou que nem todas as variáveis se confirmam, de forma que existem factores que não são muito importantes no processo da construção da lealdade digital.