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O Investimento em Tecnologia Inteligente como suporte de Turnaround para a Hotelaria de 4 e 5 estrelas. A Pandemia e o caso da Cidade de Lisboa

dc.contributor.advisorVarela, Miguel
dc.contributor.advisorVieira, Carlos
dc.contributor.authorWedingue de Almeida, Marja Priscila
dc.date.accessioned2021-10-28T11:53:46Z
dc.date.available2021-10-28T11:53:46Z
dc.date.issued2021-09-21
dc.date.submitted2021-07-13
dc.description.abstractTendo como premissa o contexto de crise financeira gerado pela pandemia, esta dissertação de mestrado visa conhecer a realidade da Hotelaria Nacional, e em que medida o investimento em Tecnologia Inteligente e de Automação pode ser utilizado como suporte de Turnaround pelas Unidades Hoteleiras da Cidade de Lisboa. Na elaboração do presente trabalho foram consideradas diversas Tecnologias Inteligentes e de Automação, destacando-se as mais recentes e o seu contributo para o distanciamento social, redução de custos e aumento de taxas de ocupação e receitas. Sendo as causas da crise perfeitamente conhecidas a grande incógnita é saber como o sistema global de turismo se vai organizar e quais os mecanismos e ferramentas que a Hotelaria irá adotar, para se reinventar e ultrapassar a situação dramática financeiramente em que se encontra. O levantamento de dados foi realizado através de inquérito por questionário construído para o efeito e aplicado à Hotelaria de 4 e 5 estrelas da Cidade de Lisboa em dois períodos diferentes do desenvolvimento da pandemia, um em 2020 e outro em 2021 e com enquadramentos diferentes quer do número de casos, quer das medidas de combate à pandemia. Apesar de existir na primeira recolha uma melhor recetividade para as valências da tecnologia, como meio para proporcionar distanciamento social em hotelaria, o estudo permitiu aferir que para a maioria dos inquiridos a tecnologia inteligente e de automação pode ser considerada como um elemento essencial no processo de recuperação do sector. Cumpre, no entanto, salientar que esse sentimento é mais evidente na tipologia de 4 estrelas. Para as unidades de 5 estrelas, o atendimento de qualidade e a excelência de serviço estão muito associadas ao fator humano e à arte de bem receber. No contexto de 4 estrelas existe uma grande heterogeneidade e uma maior diferenciação de posicionamentos no mercado e nos próprios modelos de negócio.pt_PT
dc.identifier.tid202780643pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/37847
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutomaçãopt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectTecnologia Inteligentept_PT
dc.subjectTurnaroundpt_PT
dc.titleO Investimento em Tecnologia Inteligente como suporte de Turnaround para a Hotelaria de 4 e 5 estrelas. A Pandemia e o caso da Cidade de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Gestão

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Dissertação Agosto de 2021.pdf
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