Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Drooling rating scales in Parkinson’s disease: a systematic reviewPublication . Nascimento, David; Carmona, Jaqueline; Mestre, Tiago; Ferreira, Joaquim; Guimarães, IsabelBackground: Drooling is a clinically relevant non-motor symptom of people with Parkinson’s disease (PwP). Several drooling rating scales are available. Nevertheless, the compelling scientific evidence supporting their validity is limited. This study aims to evaluate clinical rating scales for drooling, assessing their characteristics, clinimetric properties, and clinical utility classification. Methods: A systematic review was undertaken. Two reviewers performed independent literature searches using the CENTRAL®, CINAHL®, Embase®, MEDLINE®, SciElo®, and SPEECH BITE® databases. We used consensusbased standards for the selection of health measurement instruments (COSMIN) and the International Parkinson’s disease and the Movement Disorders (MDS) criteria to evaluate the included rating scales. Results: The following six rating scales were identified: Drooling Impact Scale (DIS), Sialorrhea Scoring Scale (SSS), Drooling Severity and Frequency Scale (DSFS), Drooling Rating Scale (DRS), Sialorrhea Clinical Scale for Parkinson Disease (SCS-PD), and the Radboud Oral Motor inventory for Parkinson’s disease – Saliva (ROMPsaliva). The scales had heterogeneous characteristics: (i) not all were created/adapted for PwP; (ii) different dimensions associated with drooling are assessed; (iii) cross-cultural adaptations are limited to some languages. The clinimetric properties showed: (i) target population size limitations; (ii) incomplete reliability analysis; (iii) lack of robust validity; (iv) sensitivity to change not fully explored. Following the MDS criteria, only one tool was classified as “recommended”, the ROMP-saliva. Conclusions: This review provides information for an adequate selection of a drooling rating scale for clinical and/or research purposes. To date, ROMP-saliva is the only scale with substantial evidence of its clinimetric properties adequacy and data in PwP.
- O Investimento em Tecnologia Inteligente como suporte de Turnaround para a Hotelaria de 4 e 5 estrelas. A Pandemia e o caso da Cidade de LisboaPublication . Wedingue de Almeida, Marja Priscila; Varela, Miguel; Vieira, CarlosTendo como premissa o contexto de crise financeira gerado pela pandemia, esta dissertação de mestrado visa conhecer a realidade da Hotelaria Nacional, e em que medida o investimento em Tecnologia Inteligente e de Automação pode ser utilizado como suporte de Turnaround pelas Unidades Hoteleiras da Cidade de Lisboa. Na elaboração do presente trabalho foram consideradas diversas Tecnologias Inteligentes e de Automação, destacando-se as mais recentes e o seu contributo para o distanciamento social, redução de custos e aumento de taxas de ocupação e receitas. Sendo as causas da crise perfeitamente conhecidas a grande incógnita é saber como o sistema global de turismo se vai organizar e quais os mecanismos e ferramentas que a Hotelaria irá adotar, para se reinventar e ultrapassar a situação dramática financeiramente em que se encontra. O levantamento de dados foi realizado através de inquérito por questionário construído para o efeito e aplicado à Hotelaria de 4 e 5 estrelas da Cidade de Lisboa em dois períodos diferentes do desenvolvimento da pandemia, um em 2020 e outro em 2021 e com enquadramentos diferentes quer do número de casos, quer das medidas de combate à pandemia. Apesar de existir na primeira recolha uma melhor recetividade para as valências da tecnologia, como meio para proporcionar distanciamento social em hotelaria, o estudo permitiu aferir que para a maioria dos inquiridos a tecnologia inteligente e de automação pode ser considerada como um elemento essencial no processo de recuperação do sector. Cumpre, no entanto, salientar que esse sentimento é mais evidente na tipologia de 4 estrelas. Para as unidades de 5 estrelas, o atendimento de qualidade e a excelência de serviço estão muito associadas ao fator humano e à arte de bem receber. No contexto de 4 estrelas existe uma grande heterogeneidade e uma maior diferenciação de posicionamentos no mercado e nos próprios modelos de negócio.
- THE FINANCIAL IMPACT OF MOZAL COMPANY IN MOZAMBIQUEPublication . Tchamo, Céllia Margarida; Varela, Miguel; Vieira, CarlosO presente artigo pretende mostrar e explicar com detalhe a realidade, experiência e benefícios económicos que a empresa Mozal tem em geral e para Moçambique. A empresa foi escolhida para mostrar os benefícios que trouxeram ao país. Existem várias empresas que contribuem para o aumento da economia do País mas esta especificamente é um dos melhores exemplos, „tendo também em consideração a lista das 100 maiores empresas do Pais em 2009, divulgada pela consultora KPMG‟(DW - Deutsche Welle, 2019) (com características especificas, número de colaboradores com interesses próprios e espírito empreendedor) que opera em Moçambique e contribui para o aumento do PIB do país, bem como para as dificuldades que a empresa encontra diariamente desde o primeiro dia da sua existência. A realização deste estudo pretende reconhecer e compreender a realidade vivida pelos Moçambicanos antes e depois da chegada da empresa Mozal. Utilizamos o método de pesquisa descritiva e revisão de literatura que nos ajudará a entender a chegada da empresa Mozal e como ela funciona.
