Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.99 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo como premissa o contexto de crise financeira gerado pela pandemia, esta dissertação de mestrado visa conhecer a realidade da Hotelaria Nacional, e em que medida o investimento em Tecnologia Inteligente e de Automação pode ser utilizado como suporte de Turnaround pelas Unidades Hoteleiras da Cidade de Lisboa.
Na elaboração do presente trabalho foram consideradas diversas Tecnologias Inteligentes e de Automação, destacando-se as mais recentes e o seu contributo para o distanciamento social, redução de custos e aumento de taxas de ocupação e receitas.
Sendo as causas da crise perfeitamente conhecidas a grande incógnita é saber como o sistema global de turismo se vai organizar e quais os mecanismos e ferramentas que a Hotelaria irá adotar, para se reinventar e ultrapassar a situação dramática financeiramente em que se encontra.
O levantamento de dados foi realizado através de inquérito por questionário construído para o efeito e aplicado à Hotelaria de 4 e 5 estrelas da Cidade de Lisboa em dois períodos diferentes do desenvolvimento da pandemia, um em 2020 e outro em 2021 e com enquadramentos diferentes quer do número de casos, quer das medidas de combate à pandemia. Apesar de existir na primeira recolha uma melhor recetividade para as valências da tecnologia, como meio para proporcionar distanciamento social em hotelaria, o estudo permitiu aferir que para a maioria dos inquiridos a tecnologia inteligente e de automação pode ser considerada como um elemento essencial no processo de recuperação do sector. Cumpre, no entanto, salientar que esse sentimento é mais evidente na tipologia de 4 estrelas. Para as unidades de 5 estrelas, o atendimento de qualidade e a excelência de serviço estão muito associadas ao fator humano e à arte de bem receber. No contexto de 4 estrelas existe uma grande heterogeneidade e uma maior diferenciação de posicionamentos no mercado e nos próprios modelos de negócio.
Description
Keywords
Automação Hotelaria Tecnologia Inteligente Turnaround