Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa Escola Segura: Da notoriedade e do impacto das atividades preventivas nos jovens

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A segurança da comunidade escolar resulta de um esforço concertado entre os mais diversos intervenientes. Porém, é da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública, dentro da sua área de competência territorial, promover comportamentos de segurança escolar e garantir as condições de segurança dessa comunidade. É aos elementos policiais adstritos ao Programa Escola Segura - na prossecução das suas funções e no cumprimento dos objetivos operacionais determinados - a quem compete concretizar essa missão estratégica, através da vigilância e policiamento à entrada e na área envolvente das escolas, e da realização de ações de sensibilização e contactos individuais com os alunos para as diversas questões da segurança relacionadas. Pretendeu-se com a presente investigação determinar a notoriedade do Programa Escola Segura em distintos contextos escolares, assim como, analisar o impacto das atividades preventivas realizadas nesse âmbito nos jovens. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fundamentais, uma parte teórica e outra prática. Na primeira efetua-se um enquadramento temático e conceptual, sobre o fenómeno da violência escolar, do policiamento de proximidade, bem como, sobre o referido Programa e as atividades preventivas desenvolvidas. Na segunda parte é exposto o estudo de caso, realizado em três Escolas Secundárias públicas - em Santarém, Carcavelos e na Damaia - onde foram aplicados questionários a uma amostra de alunos dessas escolas com o objetivo de obter resultados estatisticamente significativos sobre o tema em estudo. Concluiu-se que a notoriedade do Programa Escola Segura é bastante elevada, variando de acordo com o contexto escolar. Relativamente ao impacto das atividades preventivas foi possível demonstrar, desde logo, que pode ser avaliado. A maioria dos jovens admitiu que essas atividades tiveram impacto sobre eles, ao ponto de prestarem mais atenção e começarem a transmitir alguns conselhos a outras pessoas. Uma menor parte afirmou ter alterado algum dos seus comportamentos depois de interagirem com a polícia.
The security of the school community is the result of a concerted effort among various actors. However, it is the responsibility of the Polícia de Segurança Pública, within its area of jurisdiction, to promote school security behaviours and to ensure the security conditions of that community. It is the police officers assigned to the Programa Escola Segura - in pursuit of their mission and the fulfilment of certain operational objectives - who are responsible for achieving this strategic task, by monitoring and policing the school’s entrance and surrounding area, and performing awareness actions and individual contacts with students, alerting them to various security related issues. In this investigation, we endeavoured to determine the notoriety of the Programa Escola Segura in different school contexts, as well as to analyse the impact of preventive activities within this framework on young people. This work is divided into two main parts, one theoretical and another practical. In the first we carry out a thematic and conceptual framework on the phenomenon of school violence, proximity policing, as well as on the said programme and the developed preventive activities. In the second part we present the case study, which was conducted in three public secondary schools - in Santarém, Carcavelos and Damaia - where questionnaires were applied to a sample of students in order to obtain statistically significant results on the subject we studied. It was concluded that the notoriety of the Programa Escola Segura is high, varying within the school contexts. Regarding the impact of preventive activities, it was possible to demonstrate that they can be evaluated. Most of the youngsters admitted such activities impacted them, to the point where they started to pay more attention and transmitting some security advices which were given in those awareness activities to other people. Another lesser part of the youngsters claimed having altered some of their behaviour after interacting with the police.

Description

Keywords

Violência escolar Policiamento de proximidade Notoriedade Impacto

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License