Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A metodologia de trabalho de projeto (PBL do inglês Project Based Learning) foi aplicada como
metodologia de ensino/aprendizagem na Unidade Curricular de Otimização de Processos do Mestrado
de Engenharia Química e Biológica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto
Politécnico de Setúbal, no ano letivo 2020/2021. Com o presente trabalho pretende-se apresentar
como a metodologia foi implementada e o impacto que a mesma teve na aprendizagem dos estudantes.
O objetivo da implementação é os estudantes ficarem capacitados para a resolução estruturada de
problemas complexos. A avaliação dos estudantes foi feita tendo em conta o registo das observações
por parte do docente ao longo do desenvolvimento do trabalho e a matriz de avaliação elaborada para
o efeito. A perceção dos estudantes foi tida em conta para o estudo do impacto da metodologia de PBL
na aprendizagem nos estudantes. Os resultados obtidos pelos estudantes foram excelentes, bem como
a perceção deles sobre o impacto da metodologia de PBL nas suas aprendizagens e contributo para o
resultado obtido na avaliação.
Description
Keywords
Higer education Active learning Project based learning
Citation
Serralha, F. N.(2022). Avaliação da utilização da metodologia PBL em Otimização de Processos. In S. Soares et al. (eds), Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp.302-324