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A importância do ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castro, Helena | |
dc.contributor.author | Pires, Ana Luísa | |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T17:23:26Z | |
dc.date.available | 2018-04-04T17:23:26Z | |
dc.date.issued | 2017-06-27 | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A amostra desta investigação é composta por duas turmas, uma com crianças do Pré- escolar e outra com alunos do 1.º Ciclo. Com esta investigação evidencia-se a importância de realizar atividades experimentais e através destas as crianças envolve-se ativamente na construção das suas próprias aprendizagens, investiga, observa, experimenta, pensa, compara, formula hipóteses e tira conclusões. Desta forma, entende melhor o mundo que o rodeia, aprendendo de uma forma ativa e significativa. Atendendo à questão de investigação - Qual a importância das atividades experimentais no Ensino das Ciências na Educação de Infância e no 1.º ciclo do Ensino básico? Definiram-se os seguintes objetivos: desenvolver a compreensão de certos fenómenos, de forma significativa e com elevado poder de retenção; proporcionar aos alunos experiências de aprendizagens ativas e significativas; promover atividades experimentais como forma de desenvolver determinados conteúdos; possibilitar que os alunos sejam construtores autónomos e ativos do seu conhecimento, motivando os alunos e despertando o interesse de experimentar; e, desenvolver nas crianças/aluno a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar experiências e emitir opiniões críticas. Tendo em conta os objetivos estabelecidos para esta investigação, foi utilizada a metodologia de abordagem de investigação-ação, os dados foram recolhidos e analisados a partir dos protocolos realizados pelas crianças/alunos, aquando da realização de atividades experimentais e das reflexões das aulas lecionadas. Como resultados obtidos desta investigação, para além das inúmeras vantagens que estes apontam relativamente à realização de atividades experimentais, salienta-se a forte ligação entre a realização de atividades experimentais e o desenvolvimento de aprendizagens ativas e significativas nos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201727773 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/22140 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico 1.º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_PT |
dc.title | A importância do ensino das ciências na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |