Publication
Contributo dos sistemas aumentativos e alternativos para a promoção da comunicação em crianças com paralisia cerebral : intervenção e estudo de um caso
dc.contributor.author | Almeida, Maria da Luz Gomes Martins de | |
dc.contributor.author | Vaz, João | |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T15:28:37Z | |
dc.date.available | 2023-10-27T15:28:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A comunicação reveste-se de grande importância em todo o processo de desenvolvimento da criança, sendo a faculdade de comunicar com clareza, fundamental para toda a sua evolução futura. No entanto, esta competência encontra-se desde muito cedo alterada em crianças com deficiência motora grave, como é o caso da paralisia cerebral. Nestas circunstâncias, as crianças tendem a adotar uma postura passiva, limitando o seu interesse, a sua curiosidade e condicionando a sua relação com os outros. Deste modo, os seus processos de aprendizagem e as condições de desenvolvimento tornam-se mais difíceis, exigindo condições e recursos extra para colmatar a situação de desvantagem em que se encontram. Neste artigo iremos apresentar o resultado de um projeto de intervenção centrado na estimulação das competências comunicativas de uma aluna com paralisia cerebral que apresentava uma quase incapacidade articulatória, resultante de uma grave anartria. O trabalho realizado focou-se do desenvolvimento das capacidades comunicativas desta criança, recorrendo à expansão e treino no uso de uma tabela de comunicação assente em símbolos gráficos dos sistemas SPC e Bliss. O trabalho pedagógico continuado com a utilização desse recurso junto da criança em estudo revelou-se eficaz, havendo-a conduzido a um aumento no conhecimento da língua nas várias vertentes avaliadas e à melhoria da qualidade do seu uso em contexto real de interação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47624 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_PT |
dc.subject | comunicação | pt_PT |
dc.subject | sistemas aumentativos e alternativos de comunicação | pt_PT |
dc.subject | Cerebral Palsy | pt_PT |
dc.subject | communication | pt_PT |
dc.subject | augmentative and alternative communication systems | pt_PT |
dc.title | Contributo dos sistemas aumentativos e alternativos para a promoção da comunicação em crianças com paralisia cerebral : intervenção e estudo de um caso | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 84 | pt_PT |
oaire.citation.issue | temático | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 66 | pt_PT |
oaire.citation.title | Exedra | pt_PT |
person.familyName | Vaz | |
person.givenName | João | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6505-6297 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 48038507-411c-45c0-85a6-464e0931ebae | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 48038507-411c-45c0-85a6-464e0931ebae |