Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação reveste-se de grande importância em todo o processo de desenvolvimento da
criança, sendo a faculdade de comunicar com clareza, fundamental para toda a sua evolução futura.
No entanto, esta competência encontra-se desde muito cedo alterada em crianças com deficiência
motora grave, como é o caso da paralisia cerebral. Nestas circunstâncias, as crianças tendem a
adotar uma postura passiva, limitando o seu interesse, a sua curiosidade e condicionando a sua
relação com os outros. Deste modo, os seus processos de aprendizagem e as condições de
desenvolvimento tornam-se mais difíceis, exigindo condições e recursos extra para colmatar a
situação de desvantagem em que se encontram.
Neste artigo iremos apresentar o resultado de um projeto de intervenção centrado na estimulação
das competências comunicativas de uma aluna com paralisia cerebral que apresentava uma quase
incapacidade articulatória, resultante de uma grave anartria. O trabalho realizado focou-se do
desenvolvimento das capacidades comunicativas desta criança, recorrendo à expansão e treino no
uso de uma tabela de comunicação assente em símbolos gráficos dos sistemas SPC e Bliss.
O trabalho pedagógico continuado com a utilização desse recurso junto da criança em estudo
revelou-se eficaz, havendo-a conduzido a um aumento no conhecimento da língua nas várias
vertentes avaliadas e à melhoria da qualidade do seu uso em contexto real de interação.
Description
Keywords
Paralisia Cerebral comunicação sistemas aumentativos e alternativos de comunicação Cerebral Palsy communication augmentative and alternative communication systems
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra