Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impulsividade, perceção das práticas educativas parentais, comportamentos antissociais e delinquentes em adolescentes: uma amostra em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2013_Neves, Andreia de Oliveira.pdf1.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo, tem como objetivo analisar a relação entre as características individuais (e.g. impulsividade) e características familiares (e.g. práticas educativas parentais e estrutura do agregado familiar) em relação à perpretação de comportamentos antissociais e delinquentes.
Para a concretização destes objetivos foram utilizados três instrumentos: Questionário de estilos educativos parentais – QEEP (Ducharne, Cruz, Marinho & Grande, 2006), a Escala de Condutas Antissociais e Delitivas – CAD (Formiga, 2003) adaptado por Sousa e Soeiro 2009 e Escala de Impulsividade de Barrat – Bis-11C (Cosi, Canals & Vigil-Colet, (2008, traduzida por Neves e Soeiro, 2013). Os instrumentos foram aplicados, em contexto escolar, na região de Lisboa. A amostra recolhida é composta por (n=178) indivíduos, dos quais 48,9% são elementos do sexo masculino (n=87) e 51,1% são do sexo feminino (n=91), com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos.
Os resultados obtidos indicam que em relação ao género, existem diferenças significativas apenas no comportamento antissocial e delinquente. Quanto aos comportamentos antissociais e delinquentes relativamente aos tipos de impulsividade, verificou-se uma correlação positiva entre a impulsividade motora e ambos os comportamentos. No que concerne à impulsividade não planeada, constatamos uma correlação negativa com os comportamentos antissociais e delinquentes. Já no que diz respeito à associação entre os comportamentos antissociais e delinquentes e as perceção das práticas educativas parentais, apenas se verificou uma correlação negativa em relação à variável supervisão parental, isto é, quanto maior for a supervisão parental, menor será a perpetração de comportamento antissocial e comportamento delinquente.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal

Keywords

Comportamentos antissociais Comportamentos delinquentes Género Impulsividade Práticas Educativas Parentais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

CC License