Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Centro Cultural de Belém: O valor estratégico para o turismo interno no âmbito dos eventos culturais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2015.04.021_.pdf6.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório de estágio tem como objetivo aprofundar o impacto e a potencialidade dinamizadora que o Centro Cultural de Belém tem perante o Turismo Interno com a sua programação anual de eventos culturais. Assim sendo, foi enriquecedor observar como vários temas se tocam e como a sua interação com o turismo cultural e os eventos culturais pode potenciar o turismo interno. Posto isto, senti a necessidade de recolher informação junto dos equipamentos culturais de Belém, das operadoras turísticas e de realizar uma análise ao público do CCB. Estes são alguns dos estudos e análises que serão demonstrados ao longo do relatório. Quer o turismo cultural quer o de eventos são tipologias de turismo, logo, têm fatores semelhantes e outros que lhes conferenciam a sua identidade diferenciadora. O turismo cultural é uma das tipologias que tem a capacidade de atrair um volume de turistas bastante significativo, mas com a aliança aos eventos consegue ainda obter maior procura, devido à dinamização e potenciação que estes têm sobre a sua atratividade. Como tal, será essencial refletir sobre o facto de uma zona tão turística como Belém, se utilizasse e dinamizasse diferentes tipos de eventos, conseguiria assim atrair mais visitantes. Os eventos podem acrescentar valor e proporcionar a uma área, monumento, cidade e etc, estes podem também atrair turistas noutras épocas do ano, combatendo alguma questão de sazonalidade - fazer com que a sua vinda seja mais aprazível e que assim queiram voltar. A necessidade óbvia de uma gestão integrada dos bens culturais de Belém é real e finalmente foram feitos esforços para que haja uma nova oportunidade de Belém vir a tornar-se Distrito Cultural. Esta oportunidade foi dada ao Professor Lamas (Presidente da Fundação CCB), que este elaborasse um plano estratégico para este área, com o objetivo de revitalizá-la e unificá-la, tornando o CCB uma porta aberta para este novo distrito, dando-lhe a oportunidade de ajudar as outras entidades a programar eventos de interesse público, e que estes sejam feitos de forma harmoniosa e que continue a disponibilizar cultura. Pilar fundamental que está presente em quase todo o relatório, sem cultura, não havia turismo cultural e eventos culturais, não havendo assim a necessidade de enaltecer a sua relação e interceção que ambos podem provocar no meio ambiente, na população e nos turistas.
The aim of this internship’s report is to study the impact and the potential dynamic of “Centro Cultural de Belém” in portuguese internal tourism with its annual agenda of cultural events. It was gratifying to observe how the several themes interacted with the cultural tourism and events and how these have the potential to incrise the internal tourism. Having this in mind, I collected data from CCB offices and from the tour operators, analysed to the type of visitors the Center welcomed; all of which are shown throughout this report. Even though both cultural tourism and event tourism are part of the tourism field, each has similar and specific factors that conferes upon them their own identity. Cultural tourism has the capability of attracting a significant amount of tourists. Nonetheless, when coupled with events, it is able to increase even further the tourist demand due to their dynamics and potential that makes them particularly attractive. Hence, it is crucial to consider the fact that if an area as touristic as Belém were to boost a wider variety of events, it would attract even more tourists. Events could also add value to an area, monument, and city, amongst others. These too can attract tourists at different periods of the year, fignting some of the issues of seasonality – oferring them a more appeling visit and makeing them wish to come return. There is a real need for a combined management of Belém’s cultural goods and efforts have finally been made. Belém has thus a new opportunity of becoming a Cultural Disctrict. This opportunity was given to Professor Lamas (President of CCB Foundation) to establish a strategic plan in this field with the aim of modernising and unifying it. By doing it so, CCB will become an open door to this new district, with the opportunity to help other institutions plan events of public interest and carry on contributing to culture. As a fundamental key element that is present throughout the report, it can be concluded that without culture there would be no cultural tourism and cultural events; and no need to enhance their interaction, as both combined can profit and provide for the environment, local population and tourists.

Description

Keywords

Centro Cultural de Belém Turismo interno Turismo cultural Turismo de eventos Internal tourism Cultural tourism Events tourism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue