Repository logo
 
Publication

Importância do marketing digital para a performance das PME: o caso do setor do calçado português

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorTavares, Victor
dc.contributor.authorSilva, Daniela Pires
dc.date.accessioned2022-07-29T12:49:58Z
dc.date.available2022-07-29T12:49:58Z
dc.date.issued2022-07-21
dc.date.submitted2022-07-05
dc.description.abstractO marketing digital e a sua importância para os negócios, é uma temática contemporânea muito debatida na literatura académica e profissional. A implementação de soluções digitais tem vindo a ser, cada vez mais, prosseguida pelas organizações. No entanto, quando se aborda o setor das PME, é notória uma certa contenção (com destaque para a área do marketing), devido às limitações e desafios inerente à sua estrutura e modelo de negócio. Sendo o setor do calçado português constituído em mais de 99% por PME, este cenário evidencia-se. A atitude de retardar a digitalização de processos e áreas de negócio pode levar as PME a perder competitividade, e ameaçar a sua sobrevivência no longo prazo. Dada a importância deste setor para a economia nacional, torna-se importante investigar esta problemática. Neste contexto, esta dissertação pretendeu entender o papel do marketing digital na performance das PME do referido setor. Procurou-se averiguar a forma e os motivos por detrás da utilização de tecnologias digitais aplicadas ao marketing, para a performance das empresas-alvo. Através de uma investigação essencialmente exploratória e descritiva, com recurso a uma metodologia qualitativa, foram estudados cinco casos, envolvendo a recolha de informação a partir de entrevistas semiestruturadas aos responsáveis de marketing. Concluiu-se que a adoção de práticas de marketing digital, nas PME do setor do calçado português, influencia a performance de uma forma positiva, devendo ser-lhe dada a devida importância. Os resultados obtidos poderão servir de base para investigações nas áreas do marketing digital e da performance do setor em questão.pt_PT
dc.identifier.tid203045653pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41496
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectSetor do Calçado portuguêspt_PT
dc.titleImportância do marketing digital para a performance das PME: o caso do setor do calçado portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Daniela Silva_MGE.pdf
Size:
737.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: