Publication
Relatório de Estágio Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Boaventura, Diana | |
dc.contributor.author | Cerejo, Inês Gomes | |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T11:42:41Z | |
dc.date.available | 2018-08-10T11:42:41Z | |
dc.date.issued | 2018-07-19 | |
dc.description.abstract | Este relatório apresenta os estágios realizados durante o período compreendido entre de outubro de 2016 e fevereiro de 2018, inseridos nas unidades curriculares de Prática Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório inclui as minhas experiências de ensino aprendizagem realizadas e observadas na Educação Pré-Escolar. Numa primeira parte é feita uma breve introdução onde se definem os objetivos deste relatório, e onde se aborda a importância da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei a prática pedagógica e a calendarização da mesma. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. Nele são apresentados dez relatos da prática pedagógica, sendo que sete desses relatos são de observações de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares e colegas de estágio, e três dos relatos correspondem a atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares, bem como as diferentes faixas etárias. O segundo capítulo é reservado às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer. Nele são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas durante a prática profissinal nas diferentes escolas, inseridas nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e faixas etárias. O terceiro capítulo apresentado corresponde aos Dispositivos de Avaliação onde reforço a significância da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Avalio as mesmas analisando as aprendizagens, as capacidades, as destrezas e atitudes. No quarto capítulo e último, do Relatório de Estágio, apresento uma proposta de trabalho de projeto que objetiva a interdisciplinaridade nas várias áreas curriculares da Educação Pré-Escolar. Para a realização desta proposta escolhi um tema relacionado com a educação ambiental cujo o nome é “Quem recicla, amigo é”. Por fim, efetiva-se uma perspetiva final sobre todo o trabalho realizado no presente relatório e sobre o valor da sua importância na minha formação enquanto futura educadora. Após esta reflexão crítica final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei para a elaboração do relatório tal como todos os anexos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201964694 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23638 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |