Repository logo
 
Publication

Manipulativos no pré-escolar

dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.authorNascimento, Marisa Rafaela Raposo
dc.date.accessioned2018-09-03T13:53:17Z
dc.date.available2018-09-03T13:53:17Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA matemática no Pré-Escolar inicia-se cada vez mais cedo e os conceitos adquiridos em tenra idade são importantes posteriormente e causam grande impacto quando apreendidos em idade pré-escolar, tendo o educador um papel fundamental. Nesse sentido é necessário interpretar e conhecer a criança para poder auxiliá-la no seu desenvolvimento (Silva et al., 2016). Os manipulativos são um instrumento de desenvolvimento da criança, pois permitem diversas aprendizagens (Caldeira, 2009, citado em Oliveira, 2013). Existem manipulativos, concretos e/ou virtuais, que podem desenvolver conceitos e ideias também ligadas à matemática (Swan & Marshall, 2010). O Relatório Final encontra-se dividido em duas grandes partes: a primeira diz respeito à caracterização e análise dos contextos e processos de estágios realizados em Jardim-de-Infância e em Creche; a segunda descreve uma intervenção educativa, com o tema “Orquestrar atividades matemáticas de crianças de 5 anos, a usar Pattern Blocks” e cujas questões de investigação foram: Como o uso de pattern blocks dá oportunidades de aprendizagem em matemática, a crianças de 5 anos? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças? Os resultados deste estudo apontam fundamentalmente que o uso de pattern blocks dá oportunidades de aprendizagem (contagem, subitizing, reconhecimento do numeral, estratégias de adição e subtração, organização e interpretação de dados, composição de formas, representação, interpretação, comunicação oral, criatividade, pensamento visual-espacial e vocabulário espacial) e que a orquestração é um fator crucial da aprendizagem, por exemplo, no apoiar das crianças a interpretar o vocabulário espacial.pt_PT
dc.identifier.tid201948052pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24031
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPrimeira Matemáticapt_PT
dc.subjectPattern Blockspt_PT
dc.subjectOrquestraçãopt_PT
dc.titleManipulativos no pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARISA_NASCIMENTO.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARISA_NASCIMENTO_ERRATA.pdf
Size:
70.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: