Publication
Manipulativos no pré-escolar
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.author | Nascimento, Marisa Rafaela Raposo | |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T13:53:17Z | |
dc.date.available | 2018-09-03T13:53:17Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A matemática no Pré-Escolar inicia-se cada vez mais cedo e os conceitos adquiridos em tenra idade são importantes posteriormente e causam grande impacto quando apreendidos em idade pré-escolar, tendo o educador um papel fundamental. Nesse sentido é necessário interpretar e conhecer a criança para poder auxiliá-la no seu desenvolvimento (Silva et al., 2016). Os manipulativos são um instrumento de desenvolvimento da criança, pois permitem diversas aprendizagens (Caldeira, 2009, citado em Oliveira, 2013). Existem manipulativos, concretos e/ou virtuais, que podem desenvolver conceitos e ideias também ligadas à matemática (Swan & Marshall, 2010). O Relatório Final encontra-se dividido em duas grandes partes: a primeira diz respeito à caracterização e análise dos contextos e processos de estágios realizados em Jardim-de-Infância e em Creche; a segunda descreve uma intervenção educativa, com o tema “Orquestrar atividades matemáticas de crianças de 5 anos, a usar Pattern Blocks” e cujas questões de investigação foram: Como o uso de pattern blocks dá oportunidades de aprendizagem em matemática, a crianças de 5 anos? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças? Os resultados deste estudo apontam fundamentalmente que o uso de pattern blocks dá oportunidades de aprendizagem (contagem, subitizing, reconhecimento do numeral, estratégias de adição e subtração, organização e interpretação de dados, composição de formas, representação, interpretação, comunicação oral, criatividade, pensamento visual-espacial e vocabulário espacial) e que a orquestração é um fator crucial da aprendizagem, por exemplo, no apoiar das crianças a interpretar o vocabulário espacial. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201948052 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24031 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Primeira Matemática | pt_PT |
dc.subject | Pattern Blocks | pt_PT |
dc.subject | Orquestração | pt_PT |
dc.title | Manipulativos no pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: