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Os cidadãos e as plataformas digitais do sector público na área da saúde em Portugal

dc.contributor.authorCunha, Filipa Alexandra Ribeiro
dc.date.accessioned2015-03-13T12:09:23Z
dc.date.available2015-03-13T12:09:23Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.description.abstractResumo O galopante crescimento das tecnologias da informação e comunicação e a respetiva evolução da internet produziram modificações nas sociedades modernas e nos seus cidadãos, que se encontram cada vez mais em rede. Torna-se assim, necessário que o poder executivo, nomeadamente no que toca ao sector público, se adapte a esta sociedade interligada no mundo digital. No que diz respeito às áreas de funcionamento e intervenção na saúde, Portugal tem levado a cabo várias iniciativas, aplicando estratégias europeias, com vista à adaptação e à integração das tecnologias digitais. As ferramentas de marketing digital, aplicadas às plataformas digitais do sector público na área da saúde, podem contribuir para o aumento da proximidade entre os cidadãos com as entidades do sector público, fomentando o acesso e um contacto mais próximos e, deste modo, uma maior interação entre partes. O presente estudo focou-se nesta relação, procurando fornecer um panorama geral que caracterize o utente que pesquisa informação em websites do sector público, na área da saúde. Através da realização de um inquérito online, que visava a pesquisa e interação de temas da saúde, procurou-se conhecer a avaliação que os cidadãos fazem da Plataforma de Dados da Saúde - Portal do Utente (PDS-PU), do Ministério da Saúde, nomeadamente no que respeita à sua experiência como utilizadores deste meio digital, assim como a intenção de retorno à mesma.por
dc.description.abstractAbstract The extremely fast development of information and communication technology and the internet evolution changed the modern society and their citizen to be more and more connected. It is mandatory that the government and in particular the health public sector, adapt to the nowadays connected society. In Portugal, through several European strategies, some changes have been implemented in order to adapt and integrate the digital technologies on the health department. The digital marketing applied to the platforms of public health could guarantees proximity and easier contact of the citizens with the public sector departments, promoting the access and a closer contact and thus a greater interaction between the parts. Focused on this relationship, this paper’s goal is to present the characteristics of the network user that search for information in government e-health websites, based on the current digital interaction between the Portuguese citizens and the national health public sector. The study was based on the “Plataforma de Dados da Saúde – Portal do Utente (PDS-PU)”, from the Portuguese Ministry of Health, and one of the focus was to know the feedback of citizens and users. For that matter an online questionnaire was done in order to obtain the feedback.por
dc.identifier.tid201094428
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8024
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Europeia - Laureate International Universitiespor
dc.subjecte-Saúdepor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectPortal do utentepor
dc.subjectSociedade em redepor
dc.subjectQualidade onlinepor
dc.titleOs cidadãos e as plataformas digitais do sector público na área da saúde em Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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