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Authors
Abstract(s)
Ao longo dos anos, a qualidade no Ensino Superior tem sido uma aposta das Instituições
de Ensino Superior (IES) e também um dos seus principais objetivos. O investimento na
qualidade visa melhorar a prestação de bens ou serviços das IES, de forma a satisfazer as
necessidades de toda a comunidade académica. A qualidade no Ensino Superior definese por ser um conceito “multidimensional” que deve abranger todas as funções e
atividades: o ensino e programas académicos, a investigação e bolsas de estudo, o pessoal,
os estudantes, os edifícios, as instalações, o equipamento, os serviços à comunidade e ao
ambiente académico.
Para aferir a qualidade académica das IES torna-se necessário definir um conjunto de
indicadores que permitam avaliar e acompanhar a sua evolução. Após a definição dos
indicadores que permitem acompanhar a evolução da qualidade académica é necessário
recolher os dados que permitem a sua medição. É aqui que entram os sistemas de
informação para a gestão da qualidade académica que permitem não só a recolha dos
valores dos indicadores como também a sua disponibilização sobre interfaces gráficos
intuitivos que permitem a sua visualização, como os dashboards.
Neste relatório apresenta-se o trabalho desenvolvido durante o Estágio no Instituto
Politécnico de Coimbra (IPC) que consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta
digital, designada GIMoDe – Módulo de Gestão de Indicadores de Monitorização e
Desempenho, a associar ao portal SIGQ do IPC, com o intuito de garantir a gestão dos
indicadores da qualidade, desde a definição dos mesmos à recolha dos seus respetivos
valores, que serão disponibilizados em dashboards que permitem acompanhar, de forma
holística, os indicadores da Qualidade do IPC.
Description
Keywords
Qualidade académica Indicadores de desempenho da qualidade Sistemas de informação Business intelligence