Repository logo
 
Publication

COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorSantos, Raquel Benjamim Paulino
dc.date.accessioned2022-02-17T15:46:08Z
dc.date.available2022-02-17T15:46:08Z
dc.date.issued2021-12-20
dc.description.abstractO receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes.pt_PT
dc.description.abstractThe fear of the outbreak of the new Coronavirus in 2020 has resulted in social containment and distancing to decrease the risk of contagion among the population. The Covid-19 pandemic caused political, cultural, and socio-economic impacts worldwide and forced the suspension of several activities, including sports. Since sports activities are the main content on the social networks of the clubs, they were forced to adopt new communication strategies in their publications, to maintain contact with the fans. Therefore, there was a need to study which contents the sports clubs used in their social networks, during the suspension of the games, to maintain the engagement of their followers. The objective of the study is to understand what the new communication strategies were adopted by the clubs on their Facebook pages during the suspension of games caused by Covid-19. To carry out this research, the methodology used was qualitative in nature, and a content analysis was performed on the Facebook pages of the sports clubs. The results indicate that the number of daily posts has decreased considerably and, the focus of information has shifted from sporting events to the best moments in the history of the clubs. Although memories were the most frequent theme on the clubs' Facebook pages, posts related to the clubs' main personalities were the users' favorites. The strategy used by the clubs during this period was well-received by the followers, so some procedures could be implemented in the club’s future communication.pt_PT
dc.identifier.tid202942953pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39410
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Desportivopt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectClubespt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEstratégias de Comunicaçãopt_PT
dc.titleCOVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

Files