| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Assim, pretende mostrar o meu percurso de estágio numa Instituição de jardim-de-infância, numa sala de atividades com crianças de cinco anos e realizado durante seis meses, tendo como objetivo demonstrar o caminho que percorri e o que nele se tornou importante e relevante.
Este Relatório Final apresenta a caracterização da Instituição, o modelo utilizado, o Movimento da Escola Moderna, o grupo e a forma como se processa a dinâmica na sala de atividades no âmbito da organização do espaço e do tempo. Também nele consta a caracterização da prática da educadora cooperante.
Todos estes aspetos são apresentados através de uma análise crítico-reflexiva de todo este meu percurso, completando-se com as cinco experiências-chave, elementos demonstrativos do meu itinerário formativo, nomeadamente o brincar, o desenho, a Reunião de Conselho, a Investigação e o Sistema de Acompanhamento de Crianças.
A Investigação desenvolve-se através da questão “O que pensam as crianças acerca da sua experiência e vivência diária no jardim-de-infância”, realizada com as crianças e apoiada num momento de recolha de dados da prática pedagógica, as entrevistas.
Description
Keywords
Movimento da Escola Moderna Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica
