Repository logo
 
Publication

Será a felicidade organizacional mensurável? Estudo sobre a importância e os impactos da felicidade enquanto dimensão do marketing interno: o caso de uma empresa do grupo Linde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorAreosa, André Miguel Comenda
dc.date.accessioned2019-09-24T11:49:40Z
dc.date.available2019-09-24T11:49:40Z
dc.date.issued2019-09-16
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais competitiva, determinada e focada no sucesso, o trabalho representa progressivamente mais horas na vida das pessoas e, desta forma, é fundamental para as organizações encontrar novas estratégias de marketing interno por forma a garantir a felicidade dos seus colaboradores. Este estudo pretende desenvolver um modelo de equações estruturais que permita mensurar a felicidade organizacional e demonstrar a necessidade e a importância de considerar e incorporar esta dimensão como parte da estratégia das empresas. De forma a dar resposta ao objetivo da investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura centrada na felicidade organizacional e nos seus impactos, tanto no colaborador como na própria organização. Com a adoção do estudo de caso enquanto metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário dirigido aos colaboradores da empresa objeto de estudo (129 respostas), de forma a desenvolver e validar um modelo de equações estruturais que permitisse mensurar a felicidade no contexto organizacional e compreender até que ponto esta dimensão influencia o desempenho e a retenção dos colaboradores, de forma a contribuírem para o aumento da qualidade do serviço e criarem valor adicional para a organização. Assim, através da aplicação de diversas técnicas de análise de dados, foi possível validar o modelo de equações estruturais desenvolvido e mensurar o Índice de Felicidade Organizacional da empresa estudada (3,45 de 0 a 5). Para além disto, os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, sendo possível afirmar que mediante os dados recolhidos, a felicidade organizacional tem impactos significativos no desempenho e na retenção dos colaboradores, mas não no aumento da qualidade do serviço e na criação de valor adicional. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram elaborar algumas recomendações à empresa que permitiu a realização deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid202284182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29822
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMareting internopt_PT
dc.subjectFelicidade organizacionalpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectCriação de valorpt_PT
dc.subjectQualidade do serviçopt_PT
dc.subjectModelos de equações estruturaispt_PT
dc.titleSerá a felicidade organizacional mensurável? Estudo sobre a importância e os impactos da felicidade enquanto dimensão do marketing interno: o caso de uma empresa do grupo Lindept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
andre_areosa.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: