Repository logo
 
Publication

Em que medida os professores de classe de conjunto vocal do ensino básico no âmbito do ensino artístico especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplina

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCastro, Helena
dc.contributor.authorSilva, Vera
dc.date.accessioned2019-07-31T17:16:02Z
dc.date.available2019-07-31T17:16:02Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.description.abstractO presente relatório integra a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como base o estágio pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. A disposição do texto deste relatório divide-se em duas secções. Na primeira faz-se uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Nesta secção descreveu-se o funcionamento e caracterização da escola de todo o meio envolvente, bem como as observações, os conhecimentos e conclusões retiradas dos dinamismos pedagógicos desenvolvidas, e encontram-se enumeradas as principais linhas pedagógicas seguidas, assim como os principais motivos das opções tomadas. “Em que medida os professores de Classe de Conjunto Vocal do ensino básico no âmbito do Ensino Artístico Especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplina”, foi o tema escolhido, discutido e exposto no projeto de investigação, que integra a segunda secção, onde foi realizado uma revisão de fontes bibliográficas e metodológicas, sobre as noções mais pertinentes em causa. De seguida, foi elaborado um questionário, onde nove professores do ensino especializado de música leccionam a disciplina de Classe de conjunto vocal no Conservatório de Música de Guimarães e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Como fundamentação da importância do tema da investigação, foi exposto, e cruzado as informações tanto das respostas retiradas do questionário como da pesquisa bibliográfica, bem como os procedimentos relevantes associadas à mesma. Após uma comparação entre as duas fontes de informação recolhidas procedeu-se à junção destas, no qual perfez-se com apresentação e explicação de subtemas (aquecimento vocal, técnica vocal, fisiologia da voz infantil, etc.) sobre importância da técnica vocal no ensino básico na disciplina de classe de conjunto vocal, relacionando-as com as citações bibliográficas. Assim, recolheu-se informação de grande relevância para a prática pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid202268705pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29446
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectClasse de conjunto vocalpt_PT
dc.subjectTécnica vocalpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectFilosofia vocal infantilpt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.titleEm que medida os professores de classe de conjunto vocal do ensino básico no âmbito do ensino artístico especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na disciplinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Vera Silva.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: