Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.56 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório integra a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada
do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Música, tendo como base o
estágio pedagógico desenvolvido durante o ano letivo 2015/2016 no Conservatório Regional
do Baixo Alentejo.
A disposição do texto deste relatório divide-se em duas secções. Na primeira faz-se
uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional
do Baixo Alentejo. Nesta secção descreveu-se o funcionamento e caracterização da escola de
todo o meio envolvente, bem como as observações, os conhecimentos e conclusões retiradas
dos dinamismos pedagógicos desenvolvidas, e encontram-se enumeradas as principais linhas
pedagógicas seguidas, assim como os principais motivos das opções tomadas.
“Em que medida os professores de Classe de Conjunto Vocal do ensino básico no
âmbito do Ensino Artístico Especializado têm consciência e utilizam a técnica vocal na
disciplina”, foi o tema escolhido, discutido e exposto no projeto de investigação, que integra
a segunda secção, onde foi realizado uma revisão de fontes bibliográficas e metodológicas,
sobre as noções mais pertinentes em causa.
De seguida, foi elaborado um questionário, onde nove professores do ensino
especializado de música leccionam a disciplina de Classe de conjunto vocal no Conservatório
de Música de Guimarães e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Como
fundamentação da importância do tema da investigação, foi exposto, e cruzado as
informações tanto das respostas retiradas do questionário como da pesquisa bibliográfica,
bem como os procedimentos relevantes associadas à mesma. Após uma comparação entre as
duas fontes de informação recolhidas procedeu-se à junção destas, no qual perfez-se com
apresentação e explicação de subtemas (aquecimento vocal, técnica vocal, fisiologia da voz
infantil, etc.) sobre importância da técnica vocal no ensino básico na disciplina de classe de
conjunto vocal, relacionando-as com as citações bibliográficas. Assim, recolheu-se
informação de grande relevância para a prática pedagógica.
Description
Keywords
Classe de conjunto vocal Técnica vocal Ensino básico Filosofia vocal infantil Competências profissionais