Publication
A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dória, Paula | |
dc.contributor.author | Beja, Abel | |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T15:09:26Z | |
dc.date.available | 2019-07-31T15:09:26Z | |
dc.date.issued | 2018-01-22 | |
dc.description.abstract | O presente documento é constituído por duas partes distintas, sendo que a primeira centra-se no Relatório Final sobre a Prática de Ensino Supervisionado que apresenta uma análise reflexiva sobre o processo de ensino-aprendizagem de instrumento, bem como uma descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Academia de Música de Óbidos. A segunda parte é dedicada a um Projeto de Investigação que tem como finalidade contribuir para a atualização dos conteúdos programáticos do ensino especializado da guitarra clássica em Portugal. Considerando os objetivos e critérios de escolha do repertório regularmente trabalhado neste contexto, foram propostos arranjos e transcrições de músicas populares como repertório didático, oferecendo assim mais flexibilidade na escolha de conteúdos. Tendo como base uma filosofia de ensino que é acompanhada pela prática deliberada, desenvolvida e atualizada com o objetivo primordial de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, esta investigação procurou contornar algumas das preocupações existentes e problemas inerentes à democratização do ensino da música. Esta proposta visa aproximar o ensino à identidade musical da maioria dos alunos inscritos no ensino articulado. Por conseguinte, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação, com o intuito de responder à seguinte pergunta: Será que podemos motivar os alunos para a aprendizagem da guitarra clássica recorrendo a repertório que não seja erudito e que faz parte da sua identidade musical, sem abandonar os objetivos de desenvolvimento técnico e aquisição de competências necessárias para uma eventual formação profissional? | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202268691 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29436 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino especializado da música | pt_PT |
dc.subject | Guitarra clássica | pt_PT |
dc.subject | Arranjos de músicas populares | pt_PT |
dc.subject | Repertório didático flexível | pt_PT |
dc.subject | Identidade musical | pt_PT |
dc.title | A inserção de músicas populares no repertório didático para guitarra clássica no ensino especializado da música | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |