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Projeto Aplicado “Acácias Perfume”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Ivo
dc.contributor.authorLopes, Laurindo Alberto Tavares
dc.date.accessioned2016-07-08T13:38:39Z
dc.date.available2016-07-08T13:38:39Z
dc.date.issued2016-06-27
dc.description.abstractO presente trabalho, visa implementar uma perfumaria na província de Benguela-Angola, e tem como objetivo identificar a relevância da mesma e aferir a viabilidade económica e financeira do negócio. O setor da perfumaria e cosméticos ainda são dos menos competitivos em Benguela, contudo o segmento desta junção apresenta uma enorme margem de progressão, pois a oferta ainda é escassa, e existe uma tendência de se procurar cada vez mais estes produtos. A ideia surgiu devido a presença de uma realidade precária na oferta e procura desses produtos naquela província em geral, para além disso, alia-se o facto de não existir nenhuma perfumaria na zona onde se pretende instalar a perfumaria. Como tal, entendeu-se estar perante uma boa oportunidade de negócio. Os meios financeiros necessários foram de, 70% de capitais próprios e 30% através de empréstimo bancário, a uma taxa de juro anual de 14%. O montante total do financiamento foi de 15 306 060,00 AOA. Com base em estudos científicos, pesquisas de campo, livros, entrevistas a pessoas singulares e coletivas, e um plano financeiro aplicado bem elaborado, obtivemos resultados satisfatórios principalmente se analisarmos os três critérios de avaliação mais preponderantes de um projeto aplicado tais como o valor atual líquido de 617 051 187,75 AOA, taxa interna de rentabilidade de 56,40%, e é expectável que o período de recuperação do investimento seja aproximadamente de 3 anos. Consequentemente, foram utilizadas técnicas estratégicas académicas focadas nas características do mercado que apresentaram boas perspetivas futuras através de uma relação entre a visão do investimento o custo de oportunidade do negócio. Portanto, conclui-se que é um investimento viável, devido a características do mercado e os recursos tangíveis e intangíveis que nele ostentam, bem como as perspetivas futuras de sustentabilidade que a mesma apresenta.pt_PT
dc.description.abstractThis work aims to implement a perfumery in the province of Benguela, Angola, and aims to identify the relevance of it and assess the economic and financial viability of the business. The industry of perfumery and cosmetics are still the least competitive in Benguela, yet the segment of this joint has a huge room for improvement because the supply is still scarce, and there is a tendency of consumers to increasingly thoses products. The idea arose from the presence of a precarious reality in supply and demand of these products in the province in general, moreover, it is combined with the fact that there is no fragrance in the area where you want to install the fragrance. As such, it was considered to be facing a good business opportunity. The necessary funds were 70% equity and 30% through bank loan at an annual interest rate of 14%. The total amount of funding was 15 306 060.00 AOA. Based on scientific studies, field surveys, books, interviews to natural and legal persons, and a well-designed applied financial plan, we achieved satisfactory results especially if we look at the three most prevalent criteria for evaluating an applied project such as the net present value of 617 051 187.75 AOA, internal rate of return of 56.40%, and it is expected that the investment recovery period is about 3 years. Accordingly, techniques have been academic strategies focused used in the market characteristics that showed good future prospects through a connection between the vision investment cost of business opportunities. Therefore, it is concluded that it is a viable investment due to market characteristics and the tangible and intangible assets that it sports, as well as future sustainability prospects it presents.en
dc.identifier.tid201206633pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14262
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOportunidade de negóciopt_PT
dc.subjectPerspetivas futuraspt_PT
dc.subjectInvestimentopt_PT
dc.titleProjeto Aplicado “Acácias Perfume”pt_PT
dc.title.alternativeCriação de uma empresa na área da perfumariapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estratégia Empresarialpt_PT

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Dissertação M-GEE - Acácias Perfume - Laurindo Lopes 50032539.pdf
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