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Slow tourism no desenvolvimento dos territórios de baixa densidade

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Esta dissertação incide sobre o slow tourism em territórios de baixa densidade na NUTS III - Beiras e Serra da Estrela e pretende demonstrar como as aldeias deste território, espaços genuínos e autênticos, se podem afirmar como destinos turísticos. Sendo um território pouco atrativo para quem nele habita, possui todos os atributos que o slow tourist procura e valoriza. Nesse sentido, descreve-se um território que, sendo um dos mais ricos em património cultural e natural, tem também associadas muitas fragilidades inerentes à baixa densidade, que devem ser seriamente equacionadas. Trata-se de uma investigação direcionada para o slow tourist que desconhece o território em análise e para o residente desmoralizado perante o desinvestimento na região, que implicou a sua transmutação num espaço vulnerável. Desse modo, pretende-se que este residente, ao ter contato direto com um turista que valoriza, que respeita as diferenças e deseja entender a paisagem que contempla, volte a redescobrir o seu território e o entusiamo de viver nele, relembrando-se das razões pelas quais o escolheu. Na pesquisa empírica foram inquiridos os seguintes stakeholders, através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas: Associação de Transumância e Natureza, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Associação de Desenvolvimento das Aldeias Históricas, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Montanha, unidades de alojamento, escolhidas criteriosamente em função da sua relevância para o tema em estudo (Quinta de Pêro Martins, Natura Glamping e A Queijaria), alguns restaurantes distribuídos pelos concelhos desta NUTS III (O Brasão, Fio de Azeite Taberna, Taberna do Alcaide, A Cerca, A Pedra do Lagar e os restaurantes do Palace Hotel&SPA Termas de São Miguel, Inatel Manteigas e Longroiva Hotel Rural&Termal SPA) , uma empresa de Animação Turística (Beltour), algumas estâncias termais (o Palace Hotel&SPA Termas de São Miguel, as Termas Caldas de Manteigas, as Termas Longroiva Hotel Rural&Termal SPA e as Termas de Almeida Fonte Santa), bem como 37 residentes distribuídos pelos concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Seia. Pretendeu-se analisar a existência de oferta turística adequada a este nicho de mercado e averiguar de que forma a população local iria desempenhar o seu papel no acolhimento. Foi realizado um Estudo de Caso no Chão do Rio - Turismo de Aldeia e foi efetuado um benchmarking internacional em Itália, de forma a aferir qual a solução encontrada pelas aldeias em Itália que se deparam com problemas análogos. Estas aldeias também procuram o seu lugar xi no século XXI, mantendo-se vivas e autênticas e, como tal, identificaram um nicho de mercado que valoriza essa mesma autenticidade e procura viver a vida na aldeia tal como ela é. Nesse seguimento, reuniram todos os esforços para o atrair, porque sabem que juntas são um destino turístico de eleição para este e não têm que mudar a essência original da aldeia para o fazer. Concluiu-se que a NUTS III – Beiras e Serra da Estrela apresenta as fragilidades inerentes à baixa densidade e os poucos residentes que teimosamente resistem ao chamamento urbano, admitem que o território carece de muitas melhorias e não veem o turismo como a resposta imediata para todos os problemas que o afetam, no entanto, são exímios no acolhimento aos visitantes e quando interpelados são os melhores anfitriões que se pode ter. Por outro lado, a singularidade do território e todos os recursos turísticos associados tornam-no num território aprazível para os slow tourists, que, atendendo às suas características, gostam dele tal como é, entendem e valorizam as diferenças, tornando-se habitantes temporários dos locais onde se integram, sendo as suas histórias de viagem uma soma de momentos inesquecíveis, alguns deles resultantes de obstáculos partilhados e superados juntamente com os residentes. Um território maravilhoso que conquista o slow tourist, desde que este tenha uma abertura para experiências novas e diferentes, não rejeitando à priori o que desconhece, sem lhe dar uma oportunidade.
This dissertation focuses on slow tourism in low density territories, specifically in the NUTS III - Beiras and Serra da Estrela and aims to demonstrate how the villages in this territory, authentic and genuine places, can organize themselves more effectively as a tourist destination. As a territory less attractive to the people who live there, has all the attributes highly valued and sought by slow tourists. Seen in this term, it is described a territory being one of the most richly in cultural and natural heritage, but also a territory with many weaknesses, hallmarks of the low territories, that must be seriously considered. This is a research written to the slow tourist that doesn´t know what this territory has to offer and for the local people who live in the territory, which demoralised with the disinvestment in the region, which meant its transformation in a sensitive area. Therefore, it is intended that this local resident, being with a tourist, who values, respects the differences and wants to understand the surrounding landscape, enable to discover anew his love and enthusiasm to live in the territory he chose in the past and the reasons that led to this decision. The methods used in the empirical research were structured and semi-structured interviews with 4 local associations Associação de Transumância e Natureza, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Associação de Desenvolvimento das Aldeias Históricas and Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Montanha; housing units carefully chosen according to the relevance to the subject (Quinta de Pêro Martins, Natura Glamping and A Queijaria), several restaurants distributed by the municipalities, as part of this NUTS III (O Brasão, Fio de Azeite Taberna, Taberna do Alcaide, A Cerca, A Pedra do Lagar and the restaurants from the Palace Hotel&SPA Termas de São Miguel, Inatel Manteigas and Longroiva Hotel Rural&Termal SPA), a tourism based company for cultural and nature activities (Beltour), several thermal centres (Palace Hotel&SPA Termas de São Miguel, Termas Caldas de Manteigas, Termas Longroiva Hotel Rural&Termal SPA and Termas de Almeida Fonte Santa) as well as, 37 inhabitants residing in the municipalities of Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal and Seia. This research analyses how the supply in the territory suits a specific market niche demand and check how the local people will perform its role welcoming the visitors. A case study has been carried out in Chão do Rio – Turismo de Aldeia, as well as an international benchmarking in Italy, in order to check the solutions found by the Italian villages contending similar problems. These villages also look for a place in the XXI century, keeping alive preserving xiii its authenticity, therefore, have identified a market niche which values authenticity and wishes to experience life in the village as it is. It is in this context they have joined forces to attract this niche, because they already know that together they are a tourist destination of choice for this market segment and do not have to change the original essence to do it. This paper concludes that NUTS III – Beiras e Serra da Estrela has weaknesses associated with a low population density and the few residents that stubbornly resist to the urban call, admit there are many problems, the territory needs improvement but they can´t realize how tourism can provide answers to all problems they are facing, however, they are excellent welcoming visitors and when questioned they are the best hosts we can have. On the other hand, the uniqueness of the territory and all tourist resources associated make it ideal to the slow tourists, taking account of its characteristics, they enjoy it as it is, they understand and value the contrasts, so they become temporary inhabitants in the areas they visit, their travel stories are the sum of unforgettable moments, often related to the overcoming obstacles and shared hardship with the local people. This is a wonderful territory which conquers the slow tourist, if he has an open mind to try new and different things, not rejecting the unknown before giving it a try.

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Slow tourism Territórios de baixa densidade Destino autêntico e desenvolvimento turístico Low-density territories Authentic destinations Tourism development

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