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A influência do Facebook na decisão de fazer voluntariado

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorJorge, Ana Patrícia Alves
dc.date.accessioned2016-08-17T14:12:52Z
dc.date.available2016-08-17T14:12:52Z
dc.date.issued2016-07-26
dc.description.abstractO presente estudo, enquadrou-se na área do marketing, mais concretamente do marketing digital e teve como tema, a influência que o Facebook tem nos indivíduos que se oferecem como voluntários em causas sociais. Abordou conceitos como Facebook, responsabilidade social e voluntariado, bem como analisou o voluntariado em Portugal e as motivações para se ser voluntário. O objetivo principal era perceber, de que forma as associações utilizam o Facebook como instrumento do marketing, para comunicar, motivar e influenciar pessoas a voluntariarem-se, a fim de perceber o processo de tomada de decisão do voluntário, no que respeita aos fatores que tiveram maior relevância na sua sensibilização. Pretendeu-se aferir qual a importância que o Facebook aí assume, percecionando-se de que forma esta rede social melhor poderá contribuir para a angariação de voluntários, através da consecução de uma maior eficácia das páginas de Facebook das associações, com esse objetivo. Foi adotada uma metodologia qualitativa, que assentou na realização de quinze entrevistas semiestruturadas, a fundadores de associações, a voluntários e a responsáveis por estes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os vinte e os oitenta e seis anos. Os dados foram organizados e analisados. Segundo os dados obtidos, verifica-se que atualmente o Facebook influencia os indivíduos a voluntariarem-se, não numa primeira fase, em que geralmente são os amigos, a família ou as pessoas próximas que referem uma determinada associação, mas sim numa segunda fase, em que os indivíduos procuram informações online sobre aquela.pt_PT
dc.description.abstractThis study framed up in marketing, specifically in digital marketing, had as theme the influence of facebook on individuals who volunteer to participate in social causes. Discussed concepts such as Facebook, social responsibility and volunteering, as well as analyzed volunteering in Portugal and the motivations to volunteer. The main objective was to understand how the associations use Facebook as a marketing tool to communicate, motivate and influence people to volunteer with the purpose to realize the process of voluntary decision-making, with regard to the factors that had greater relevance in their awareness. With a qualitative methodology, which was based on the realization of fifteen semistructured interviews, the co- founders of associations, volunteers and responsible for these, of both sexes, aged between twenty and eighty-six years , were achieved results and data, which were organized and analyzed. According to the data, now it appears that Facebook influences individuals to volunteer, not in a first stage, in which are usually friends, family or people nearby that refer to a particular association, but in a second stage, where individuals seek information online about that.pt_PT
dc.identifier.tid201229978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14455
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectVoluntariadopt_PT
dc.titleA influência do Facebook na decisão de fazer voluntariadopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

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