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- Contributo para o parqueamento móvel de galinhas da raça Preta Lusitânica no controlo de infestantes em vinhas, pomares e hortas em Agricultura BiológicaPublication . Lopes, António Manuel Vieira; Conceição, Maria Antónia Pereira daResumo O presente trabalho foi realizado com o objetivo de apresentar propostas de estruturas de parqueamento (elétrico e mecânico), para o controlo de infestantes com galinhas. No estudo usaram-se aves da raça Preta Lusitânica para controlar infestantes nas linhas da vinha em agricultura biológica. Na elaboração das propostas de parqueamento esteve sempre presente a obrigatoriedade de promover o bem-estar das aves e avaliar os possíveis constrangimentos e perturbações causados pelas estruturas de confinamento na manifestação dos comportamentos naturais das aves. O trabalho foi dividido em seis fases. A primeira fase do trabalho foi dedicada à definição das caraterísticas das estruturas de parqueamento. A segunda fase foi dedicada à apresentação das propostas de estruturas de parqueamento das galinhas. Na terceira fase foram realizados os testes de eficácia do parqueamento das galinhas; do controlo das infestantes no que se refere à durabilidade do efeito, comparativamente ao corte mecânico e ainda uma breve análise do comportamento das galinhas. Seguiu-se a análise dos resultados dos ensaios realizados e por último elaborámos um esboço de uma estrutura de parqueamento móvel GMÓVEL para que possa ser eficaz no confinamento das galinhas nas linhas e entrelinhas de vinhas e pomares e entrelinhas das hortas em agricultura biológica. Os resultados demonstraram que a proposta com cerca elétrica não foi eficaz no confinamento. O controlo com galinhas da raça Preta Lusitânica revelou-se o mais eficaz no controlo das infestantes e de efeito mais longo no que se refere ao tempo de regeneração dessas infestantes. Palavras-Chave: controlo de infestantes; galinhas; agricultura biológica; preta lusitânica. 2 Abstract The present work was carried out in order to present proposals for parking structures (electrical and mechanical), for weed control. In the study they used chickens of the breed “Preta Lusitânica” to control weeds in the rows of vines in organic farming. During the preparation of the parking proposals, was always present the obligation to promote birds welfare and assess the possible constraints and disturbances caused by the containment structures in birds natural behavior. The work was split into six phases. The first phase of work was devoted to defining the characteristics of parking structures. The second phase was devoted to the presentation of the proposal parking structures for chickens. In the third phase, chickens parking effectiveness tests were made; the weed control with regard to the durability of effect, compared to the mechanical cutting and also a brief analysis of chickens behaviour. The analysis of the results of tests was carried out and finally we made a sketch of the mobile parking structure - GMÓVEL - for it to be effective in the confinement of chickens in the rows and between lines of vineyards and orchards and between lines of gardens in Organic Farming. The results demonstrated that the electric fence proposal was not effective in confinement. The weed control, using the chickens of the breed “Preta Lusitânica”, was way more effective. The effect is longer too, in relation to the regeneration time of these weeds. Key-words: Weed control; Chickens; Organic Farming; Preta Lusitânica.
- Maneio alimentar e reprodutivo da rã-touro americana (Lithobates catesbeianus)Publication . da Silva, Diana Patrícia Lemos; Rocha, Humberto José Guerreiro; Mateus, Teresa Susana LetraA ranicultura é uma atividade agropecuária sem expressão no nosso país. Motivado pela crescente procura de proteína animal alternativa, a ranicultura intensiva tornou-se pioneira no Brasil. Perante a evidência de que existe muito pouca informação técnico-científica reunida sobre a ranicultura, o objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema. Deste modo, irá ser abordado todo o ciclo produtivo da rã-touro americana (Lithobates catesbeianus), desde a fase de girino, passando por todas as fases de metamorfose, pré-engorda e engorda, evidenciando todos os fatores bióticos e abióticos que influenciam o nível de desempenho. Salienta-se também o uso racional de medidas de biossegurança que visam controlar e sobretudo prevenir o aparecimento de patologias num ranário. Serão ainda abordados temas como instalações e métodos de produção, a qualidade da água, tecnologia e segurança alimentar no abate e utilização dos subprodutos. O sucesso da ranicultura depende essencialmente do maneio alimentar e reprodutivo.
- A atitude dos internautas face à Publicidade DisplayPublication . Gonçalves, Filipe Miguel Almeida Araújo; Cruz, RuiAtualmente, com o aumento do consumo de internet e com a afirmação deste meio como veículo de comunicação e transmissão de publicidade, as marcas cada vez mais escolhem a internet para canalizar o seu investimento em publicidade, deste modo têm vindo a aumentar o seu investimento publicitário na internet. Neste canal existem vários tipos de publicidade, sendo que neste estudo académico será analisada a Publicidade Display, tendo como objetivo perceber a atitude e recordação face a este tipo de publicidade. Na metodologia foram utilizadas escalas que procuram analisar a atitude e a recordação dos internautas face à Publicidade Display, escortinando as dimensões Informação, Diversão, Irritação e Confiança bem como os fatores mais importantes para a recordação deste tipo de publicidade. A recolha de dados, teve como base um questionário online no qual foram inquiridos 190 participantes. Para analisar as hipóteses de estudo, foi feita uma regressão linear múltipla e correlações. Os principais resultados confirmam que as dimensões Informação, Entretenimento, Confiança e Irritação são preditores significativos das atitudes relacionadas com a publicidade display.
- Saber, Sentir, Pagar, mas Como?Publication . Macedo, Duarte Gaspar de Lacerda; Scholten, MarcUm dos objectivos deste estudo passa por perceber de que forma o grau de aversão à dívida influencia a tomada de decisão sobre qual o método de pagamento – pré-pagamento ou póspagamento - escolhido no momento da compra pelo consumidor. Concluir se aqueles consumidores que têm um menor grau de Literacia Financeira tendem a optar por póspagamento é outro dos objectivos deste estudo. Numa outra fase deste estudo, concluir se a diferença entre Produto e Serviço influencia a tomada de decisão sobre o modo de pagamento a utilizar no momento da compra será outro dos objectivos deste estudo. Efectuou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário aleatório a aproximadamente 200 indivíduos do sexo masculino e feminino, com idades entre os 18 e os 54 anos de idade. Os resultados demonstram que a preferência do Consumidor sobre o modo de pagamento a utilizar não é influenciado pela sua atitude face à dívida; os consumidores que tenham aversão à dívida tenderão a evitar optar por pós-pagamento. O cluster de consumidores que obteve um baixo nível de Literacia Financeira utiliza frequentemente cartão de crédito. Quanto ao último objectivo deste estudo, os resultados demonstram que a diferença entre Produto e Serviço não terá impacto na tomada de decisão sobre o modo de pagamento a utilizar; os consumidores tenderão a optar, independentemente da natureza do objecto de compra, por pré-pagamento. Os resultados alcançados em relação ao impacto causado pela diferença entre Produto e Serviço constituem um importante ponto de reflexão junto dos estudos realizados anteriormente.
- A influência do Facebook na decisão de fazer voluntariadoPublication . Jorge, Ana Patrícia Alves; Leal, Maria do CarmoO presente estudo, enquadrou-se na área do marketing, mais concretamente do marketing digital e teve como tema, a influência que o Facebook tem nos indivíduos que se oferecem como voluntários em causas sociais. Abordou conceitos como Facebook, responsabilidade social e voluntariado, bem como analisou o voluntariado em Portugal e as motivações para se ser voluntário. O objetivo principal era perceber, de que forma as associações utilizam o Facebook como instrumento do marketing, para comunicar, motivar e influenciar pessoas a voluntariarem-se, a fim de perceber o processo de tomada de decisão do voluntário, no que respeita aos fatores que tiveram maior relevância na sua sensibilização. Pretendeu-se aferir qual a importância que o Facebook aí assume, percecionando-se de que forma esta rede social melhor poderá contribuir para a angariação de voluntários, através da consecução de uma maior eficácia das páginas de Facebook das associações, com esse objetivo. Foi adotada uma metodologia qualitativa, que assentou na realização de quinze entrevistas semiestruturadas, a fundadores de associações, a voluntários e a responsáveis por estes, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os vinte e os oitenta e seis anos. Os dados foram organizados e analisados. Segundo os dados obtidos, verifica-se que atualmente o Facebook influencia os indivíduos a voluntariarem-se, não numa primeira fase, em que geralmente são os amigos, a família ou as pessoas próximas que referem uma determinada associação, mas sim numa segunda fase, em que os indivíduos procuram informações online sobre aquela.
- A influência do Instagram na atitude do consumidorPublication . Santos, Rita Serralheiro; Leal, Maria do CarmoDiversos autores afirmam que a atitude dos consumidores consiste numa avaliação pessoal aos atributos de um objeto. Essa avaliação inclui as crenças e sentimentos do consumidor relativamente ao objeto, no momento em que este o avalia. As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos consumidores e das marcas e, como tal, uma parte significativa do contacto entre marcas e consumidores acontece nestas plataformas. Assim, é importante conhecer a influência que as diversas redes sociais podem ou não exercer sobre a atitude dos consumidores relativamente às marcas. Procurou-se perceber se o tipo de imagens publicadas pela Levi Strauss & Co. no Instagram influencia ou não a atitude dos consumidores relativamente a esta marca. No caso de se verificar alguma influência, investigaram-se quais os elementos das imagens que provocaram tal influência e porquê. Não foi possível confirmar a existência de diferentes influências provocadas por diferentes tipos de imagens. No entanto, os resultados deste estudo - desenvolvido através de uma metodologia qualitativa - sugerem que as publicações do Instagram influenciam positivamente a atitude dos consumidores relativamente à Levi’s. Ao longo da investigação identificaram-se ainda, os fatores percecionados pelos participantes como responsáveis pela melhoria da sua atitude: o facto de as imagens serem agradáveis e apelativas, transmitirem confiança, mostrarem produtos das coleções atuais da marca e mostrarem que a marca é versátil, uma vez que se adapta a diversos estilos e situações.
- Andamos - Agência de Marketing Digital para Micro Empresas e PMEsPublication . Teófilo, Mariana Wanzeller; Cruz, RuiNos últimos anos, tem sido evidente o crescimento exponencial das novas tecnologias e da utilização frequente de plataformas digitais. A tendência de mercado é a continuação deste aumento, contribuindo para que cada vez mais, surjam prestações de serviços e vendas de produtos no âmbito digital. As agências ocupam um lugar de destaque neste tipo de oferta, no entanto, as mais pequenas tem por vezes dificuldade em subsistir, devido à maioria do seu target serem pequenas e médias empresas. Tendo em conta esta realidade, foi criado o projeto Andamos, que consiste na criação de uma agência de marketing digital, adequada à realidade portuguesa, sendo o seu target micro, pequenas e médias empresas, mas que consiga criar uma estrutura de custos muito reduzidos, potenciando um negócio viável e lucrativo. Nesse sentido, foi desenvolvido uma descrição de projeto, que pretende detalhar o mercado através de benchmark, desenvolver o planeamento estratégico, o plano de marketing e comunicação e o modelo de negócio. Com o intuito de sustentar a validade do projeto, foi efetuado numa primeira fase um estudo, utilizando um questionário segundo o método Delphi, que demonstrou com base nas respostas apuradas, que existe necessidade no mercado, justificando a existência da Andamos. Numa segunda fase foi estudada a viabilidade do projeto, através de um planeamento financeiro, utilizando o modelo FINICIA, do IAPMEI. Por conseguinte, foi possível analisar os indicadores mais importantes, como a TIR, VAL, cash flow e payback period, entre outros, que suportaram a exequibilidade do negócio e a sua capacidade de gerar lucro.
- Catálogo de Serviços de TIPublication . Silva, Jorge das Neves; Pereira, CarlaAs Tecnologias de Informação são responsáveis pelas transformações que vivemos, pois permitiram a construção de um mundo global, quebraram fronteiras, gerando conhecimento de uma forma cada vez mais rápida o que levanta enormes desafios às organizações. Estas transformações originam a necessidade de as organizações procurarem soluções e inovarem o seu modelo de estratégia organizacional, para conseguirem sobreviver e agregarem valor ao negócio. As Tecnologias de Informação são parte integrante nos processos das empresas, levando à necessidade de estarem alinhados com a estratégia de Governance, procurando aumentar a confiabilidade das suas operações e o presente trabalho aborda a adoção das melhores práticas das frameworks orientadas para esta área nomeadamente o COBIT 5, a ITIL V3, introduzindo os conceitos de Governance de TI e Gestão de TI. A Design Science Research foi a metodologia de investigação adotada, pois permite a construção e operacionalização de artefactos para os SI e encontrar uma solução para a construção de um Catálogo de Serviços como fator diferenciador para o negócio. Para a construção de um Catálogo de Serviços, é proposto um método baseado nas melhores práticas para a área dos Sistemas de informação, em que este passa a ser o principal ponto de contacto, permitindo o registo dos pedidos, mas também a definição de tempos de resposta, custos, faturação de serviços e ainda a construção de um repositório de conhecimento. São definidos os processos que se consideram mais relevantes, são propostos artefactos para a construção do catálogo, é efetuada a modelação em BPMN dos processos inerentes ao registo de pedidos, pois desta forma facilita o entendimento, bem como a sua implementação.
- Goodmorning Lisbon HostelPublication . Kaszkiewicz, Paula Beata; Leal, Maria do Carmo