| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 928.93 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação analisa as interações entre o clima emocional, qualidade de vida e
satisfação em contextos organizacionais e educacionais. Os principais objetivos são a
exploração das conexões entre o clima emocional percebido no local de trabalho e na sala de
aula com os níveis de qualidade de vida e satisfação dos indivíduos e também a examinação
de como os fatores sociodemográficos, como idade, género, habilitações literárias e profissão,
afetam a qualidade de vida e a satisfação dos funcionários. A partir de uma amostra de 80
intervenientes, fez-se análises de correlação e regressão para examinar essas relações. Os
dados revelaram correlações positivas entre o clima emocional no local de trabalho e a
satisfação com a vida, bem como entre o clima emocional na sala de aula e a qualidade de
vida. A análise de regressão destacou que o clima emocional no local de trabalho
desempenha um papel significativo na qualidade de vida, enquanto as habilitações literárias
foram um fator importante na satisfação com a vida. Esta tese contribui para uma
compreensão mais aprofundada das componentes que afetam o bem-estar e a satisfação dos
sujeitos nos contextos organizacionais e educacionais. No entanto, é importante reconhecer
que são necessárias pesquisas futuras para explorar mais detalhadamente esses construtos e
considerar outras variáveis que possam influenciar essas relações. Em resumo, destaca-se a
relevância do clima emocional, qualidade de vida e satisfação nas organizações e instituições
de ensino, enfatizando a importância de promover ambientes emocionalmente saudáveis para
melhorar o bem-estar dos indivíduos.
Description
Keywords
Clima emocional Qualidade de vida Satisfação Clima organizacional Sala de aula
