Repository logo
 
Publication

A educação física em contexto escola e natureza no 1.º ciclo do ensino básico: contributos de uma abordagem interdisciplinar

dc.contributor.advisorMendes, Pedro Cabral, 1971-
dc.contributor.authorPereira, Márcia Rita Antunes
dc.date.accessioned2023-10-24T09:04:18Z
dc.date.available2023-10-24T09:04:18Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA aula de Educação Física (EF) no espaço exterior da escola pode proporcionar affordances para as crianças se tornarem mais ativas e comprometidas com as suas aprendizagens. A abordagem interdisciplinar poderá capacitá-las para a construção do seu próprio conhecimento. Esta investigação pretendeu responder a três objetivos: analisar a relevância dos contextos Escola e Natureza na prática da EF do 1.º CEB; refletir sobre o papel da prática interdisciplinar entre a EF e as outras disciplinas na aprendizagem e determinar a intensidade da atividade física nos contextos de prática de EF (Escola, Natureza, Escola Interdisciplinar e Natureza interdisciplinar). Este estudo contemplou 12 aulas de EF, tendo como matriz as Aprendizagens Essenciais (AE) para o 2.º ano de escolaridade e decorreu no mês de março de 2022. Deste modo, vinte alunos de uma turma de Coimbra vivenciaram três sessões semanais de EF, duas em formato tradicional e uma interdisciplinar, em dois contextos: Escola e Natureza. As sessões de tipologia interdisciplinar tiveram como tema indutor a história “Arrumado”. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação direta, o focus groups, as notas de campo, as fichas de autoavaliação e os dados recolhidos por acelerometria. A análise dos resultados permitiu concluir que o contexto Natureza foi o ambiente em que as crianças elegeram como preferido para a prática de EF e que as práticas interdisciplinares dinamizadas mereceram grande relevância pelos alunos.pt_PT
dc.identifier.tid203371445pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47439
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectContexto Naturezapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectFocus Groupspt_PT
dc.titleA educação física em contexto escola e natureza no 1.º ciclo do ensino básico: contributos de uma abordagem interdisciplinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Jogo e Motricidade na Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARCIA_PEREIRA.pdf
Size:
7.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: