Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A educação física em contexto escola e natureza no 1.º ciclo do ensino básico: contributos de uma abordagem interdisciplinar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MARCIA_PEREIRA.pdf7.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A aula de Educação Física (EF) no espaço exterior da escola pode proporcionar affordances para as crianças se tornarem mais ativas e comprometidas com as suas aprendizagens. A abordagem interdisciplinar poderá capacitá-las para a construção do seu próprio conhecimento. Esta investigação pretendeu responder a três objetivos: analisar a relevância dos contextos Escola e Natureza na prática da EF do 1.º CEB; refletir sobre o papel da prática interdisciplinar entre a EF e as outras disciplinas na aprendizagem e determinar a intensidade da atividade física nos contextos de prática de EF (Escola, Natureza, Escola Interdisciplinar e Natureza interdisciplinar). Este estudo contemplou 12 aulas de EF, tendo como matriz as Aprendizagens Essenciais (AE) para o 2.º ano de escolaridade e decorreu no mês de março de 2022. Deste modo, vinte alunos de uma turma de Coimbra vivenciaram três sessões semanais de EF, duas em formato tradicional e uma interdisciplinar, em dois contextos: Escola e Natureza. As sessões de tipologia interdisciplinar tiveram como tema indutor a história “Arrumado”. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação direta, o focus groups, as notas de campo, as fichas de autoavaliação e os dados recolhidos por acelerometria. A análise dos resultados permitiu concluir que o contexto Natureza foi o ambiente em que as crianças elegeram como preferido para a prática de EF e que as práticas interdisciplinares dinamizadas mereceram grande relevância pelos alunos.

Description

Keywords

Educação Física Contexto Natureza Interdisciplinaridade Ensino Básico 1º Ciclo Focus Groups

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue