Publication
Fatores críticos de sucesso e bem-estar em alunos do ensino superior
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brito, Sílvio Manuel da Rocha | |
dc.contributor.author | Abreu, Pedro Maria Themudo | |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T16:20:31Z | |
dc.date.available | 2022-11-24T16:20:31Z | |
dc.date.issued | 2021-10 | |
dc.description.abstract | O presente estudo procurou aprofundar o conhecimento científico acerca da satisfação dos estudantes do ensino superior e perceber o modo como esta é influenciada pelos recursos sociais e organizacionais em ambiente académico, à luz do Job-demand and resource model. O objetivo foi (1) analisar o impacto dos recursos sociais e organizacionais no engagement académico e na satisfação com o curso, e; (2) testar o papel moderador do capital psicológico na mediação do engagement académico sobre a relação entre recursos e satisfação. Para dar resposta aos objetivos, conduziu-se um estudo de natureza quantitativa correlacional, onde participaram 840 estudantes do ensino superior. Os resultados mostraram que os recursos sociais e organizacionais predizem a satisfação com o curso, mas de forma indireta, isto é, através do engagement académico. Adicionalmente, os resultados evidenciaram que a relação indireta entre os recursos (sociais e organizacionais) e a satisfação através do engagement académico é condicional aos níveis de capital psicológico do indivíduo, de tal forma, que se torna mais forte para aqueles que apresentaram níveis mais elevados de capital psicológico, comparativamente aos que apresentaram níveis mais baixos de capital psicológico. O design cross-sectional do estudo é uma limitação, contudo este apresenta algumas diretrizes para a prática académica e organizacional, nomeadamente no que diz respeito à relevância dos recursos para o aumento do engagement académico e, consequentemente, da satisfação. As conclusões deste estudo podem contribuir para a orientação dos atores das instituições de ensino superior (IES) numa intervenção mais assertiva relativamente às ações de promoção da satisfação dos alunos. Os níveis de satisfação podem ser tratados como indicadores de qualidade da instituição, além de posicionar a IES como uma organização saudável. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202923363 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42419 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Recursos Sociais | pt_PT |
dc.subject | Recursos Organizacionais | pt_PT |
dc.subject | Engagement Académico | pt_PT |
dc.subject | Capital Psicológico | pt_PT |
dc.subject | Satisfação | pt_PT |
dc.subject | Mediação Moderada. | pt_PT |
dc.title | Fatores críticos de sucesso e bem-estar em alunos do ensino superior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos | pt_PT |