Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo procurou aprofundar o conhecimento científico acerca da satisfação
dos estudantes do ensino superior e perceber o modo como esta é influenciada pelos
recursos sociais e organizacionais em ambiente académico, à luz do Job-demand and
resource model. O objetivo foi (1) analisar o impacto dos recursos sociais e
organizacionais no engagement académico e na satisfação com o curso, e; (2) testar o
papel moderador do capital psicológico na mediação do engagement académico sobre a
relação entre recursos e satisfação. Para dar resposta aos objetivos, conduziu-se um estudo
de natureza quantitativa correlacional, onde participaram 840 estudantes do ensino
superior. Os resultados mostraram que os recursos sociais e organizacionais predizem a
satisfação com o curso, mas de forma indireta, isto é, através do engagement académico.
Adicionalmente, os resultados evidenciaram que a relação indireta entre os recursos
(sociais e organizacionais) e a satisfação através do engagement académico é condicional
aos níveis de capital psicológico do indivíduo, de tal forma, que se torna mais forte para
aqueles que apresentaram níveis mais elevados de capital psicológico, comparativamente
aos que apresentaram níveis mais baixos de capital psicológico. O design cross-sectional
do estudo é uma limitação, contudo este apresenta algumas diretrizes para a prática
académica e organizacional, nomeadamente no que diz respeito à relevância dos recursos
para o aumento do engagement académico e, consequentemente, da satisfação. As
conclusões deste estudo podem contribuir para a orientação dos atores das instituições de
ensino superior (IES) numa intervenção mais assertiva relativamente às ações de
promoção da satisfação dos alunos. Os níveis de satisfação podem ser tratados como
indicadores de qualidade da instituição, além de posicionar a IES como uma organização
saudável.
Description
Keywords
Recursos Sociais Recursos Organizacionais Engagement Académico Capital Psicológico Satisfação Mediação Moderada.