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Integração Curricular a partir de Atividades Experimentais em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorAna, Paramés
dc.contributor.authorLuís, Andreia
dc.date.accessioned2022-02-15T15:19:46Z
dc.date.available2022-02-15T15:19:46Z
dc.date.issued2021-12-30
dc.date.submitted2021-12-13
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores de infância e professores do 1.º Ciclo alegam, frequentemente, falta de tempo e de meios humanos e materiais para a realização de atividades experimentais. Através deste estudo pretendeu-se compreender as conceções de um grupo de docentes da educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico acerca da integração curricular a partir de atividades experimentais e as dificuldades sentidas nesta prática e os possíveis modos de as ultrapassar. Participaram no estudo um grupo de oito docentes, educadoras de infância e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico, que exercem as suas funções de docência em instituições da rede pública e privada. Foi adotada uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através de questionários de resposta aberta. Com a realização da presente investigação foi possível verificar que parte dos participantes no estudo evidenciaram dificuldade em distinguir os termos experiência e atividade experimental. Por sua vez, embora seja reconhecida a importância deste tipo de atividades, as docentes de educação pré-escolar e como os do 1º ciclo do Ensino Básico admitiram que apenas são realizadas de modo pontual, sendo a aposta na formação, uma estratégia fulcral para colmatar esta lacuna.pt_PT
dc.description.abstractThis final report was carried out within the scope of the Master's Degree in Qualification for Teaching in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. Kindergarten teachers and 1st cycle teachers often allege lack of time and human and material resources to carry out experimental activities. Through this study, it was intended to understand the conceptions of a group of teachers from Pre-School education and the 1st cycle of Basic Education about curricular integration based on experimental activities and the difficulties felt in this practice and the possible ways to overcome them. A group of eight teachers, kindergarten teachers and teachers of the 1st Cycle of Basic Education participated in the study, who exercise their teaching duties in public and private institutions. A qualitative methodology was adopted and data were collected through openended questionnaires. With the accomplishment of the present investigation, it was possible to verify that part of the participants in the study showed difficulty in distinguishing the terms experience and experimental activity. In turn, although the importance of this type of activities is recognized, pre-school education teachers and those in the 1st cycle of Basic Education admitted that they are only carried out in a punctual way, with the focus on training being a key strategy to overcome this problem gap.pt_PT
dc.identifier.tid202941310pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39321
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das ciências, integração curricular, atividades experimentais, Educação Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectexperimental activities, science, Preschool Education, experiences, curriculum integration, 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleIntegração Curricular a partir de Atividades Experimentais em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeUma análise sobre as conceções e experiências profissionais de educadores e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências

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