Repository logo
 
Publication

Análise da privacidade e segurança de dados no comportamento de compra online dos consumidores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorSalvador, Márcio Edmundo Manuel
dc.date.accessioned2024-11-22T11:51:14Z
dc.date.available2024-11-22T11:51:14Z
dc.date.issued2024-10-25
dc.description.abstractEste estudo investiga a relação entre privacidade e a segurança de dados online e o comportamento de compra na Internet, replicando um outro estudo feito sobre o mesmo tema em outro contexto. Na revisão da literatura, examinamos os conceitos fundamentais de privacidade e segurança de dados, bem como sua importância no contexto das compras online. Para o método de investigação, foi usada uma abordagem de pesquisa qualitativa, onde analisamos as preocupações dos consumidores em relação à privacidade online, considerando as características demográficas como nível de educação, rendimento e género. Os resultados indicam que os consumidores com níveis mais altos de educação tendem a ter maiores preocupações com a privacidade online. Além disso, indivíduos com rendimentos mais baixos demonstraram uma preocupação significativamente maior em comparação com aqueles com rendimentos mais elevados. Por outro lado, os homens mostraram níveis mais altos de preocupação com a privacidade online do que as mulheres, mas, independentemente das características demográficas, a maioria dos utilizadores da Internet valoriza mais a privacidade do que a conveniência ao realizar atividades online.pt_PT
dc.description.abstractThis study investigates the relationship between online data privacy and security and Internet shopping behavior. Through a literature review, we examine the fundamental concepts of privacy and data security, as well as their importance in the context of online shopping. We also explored the threats and risks associated with privacy and data security on the internet. For the research method, we used a qualitative research approach, analyzing consumers' concerns regarding online privacy, considering demographic characteristics such as level of education, income and gender. The results indicate that consumers with higher levels of education tend to have greater concerns about online privacy. In addition, individuals with lower incomes showed significantly greater concern compared to those with higher incomes. On the other hand, men showed higher levels of concern about online privacy than women but regardless of demographic characteristics, the majority of Internet users value privacy more than convenience when carrying out online activities.pt_PT
dc.identifier.tid203735897pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52867
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrivacidade dos dadospt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectSegurança dos dadospt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor onlinept_PT
dc.subjectConfiança do clientept_PT
dc.subjectMedidas de segurança onlinept_PT
dc.titleAnálise da privacidade e segurança de dados no comportamento de compra online dos consumidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de M-G - Márcio Salvador.pdf
Size:
995.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: